terça-feira, 26 de abril de 2011

Pastéis de Aproveitamentos

A 1/4 de frango assado que me tinha sobrado do jantar de ontem, mais meia truta grelhada do almoço de hoje, deu um jantar onde fiz uns pastelinhos de aproveitamentos. Ficaram muito bons, tanto os de peixe como os de frango.


Ingredientes: (dá para 8 pastéis grandinhos)

1 embalagem de massa folhada com 2 placas
restos de frango assado
restos de peixe grelhado e bróculos
1 lata de atum bem escorrida
1/2 linguiça cortadinha aos cubinhos
50g de margarina
farinha q.b
leite q.b
2 c.sopa de polpa de tomate
1/4 de cebola bem picadinha
azeite q.b
noz moscada q.b
pimenta q.b
sal q.b
2 c. sopa de vinho branco

Para os pastéis de peixe:
Desfia-se o peixe, cortam-se os restos dos bróculos e junta-se o atum bem escorrido e desfiado. Reserva-se.
Numa frigideira, leva-se a margarina ao lume, e quando estiver derretida, junta-se um pouco de farinha até ficar uma massa.Vai-se deitando leite aos poucos e mexendo sempre até ficar um molho bechamel cremoso. Tempera-se com um pouco de sal, pimenta e noz-moscada. Junta-se então o preparado de peixe e envolve-se tudo muito bem. Retira-se do lume.

Para os pastéis de frango:
Numa frigideira deite a cebola bem picadinha e um fio de azeite. quando refogar junte o frango bem desfiado e os pedacinhos de liguiça. Junta-se a polpa de tomate e o vinho branco e deixa-se apurar em lume brando. Reserva-se.

Com o rolo da massa, estenda as placas de massa folhada com a ajuda de farinha para que não se peguem. Coloque o preparado ora de peixe ora de carne em cada pedaço de massa e dobre em forma de pastel.
Leve ao forno cerca de 20 minutos a 200º

Sirva com uma salada mista e bom apetite! :)

Um comentário:

Piteca disse...

Amiga, que belos pastelinhos que tu improvisaste para a janta!! Ficaram com muito bom aspecto e aposto que de sabor também deviam de estar uma maravilha! Muito bem, há que reaproveitar as sobras!!
Beijinhos doces.