segunda-feira, 11 de maio de 2015

Pavlova de Frutos Vermelhos

Tão boa que esta coisinha ficou, senhores. Tão boa!!! E que fácil que é de fazer. De comer e chorar por mais. Tirei a receita de uma página de facebook que me apareceu à frente com a receita.





























Ingredientes:

4 claras
175g de açúcar (este valor já é menos do que a receita original, pois tiro sempre um bocado de açúcar)
1 c. chá de farinha maisena
1 c. chá de vinagre de vinho branco
1 c. chá de extrato de baunilha

Para a cobertura:

200ml de natas
raspa de 1 limão
1 c. chá de extrato de baunilha
1 embalagem de frutos silvestres para decorar
açúcar em pós q.b
6 morangos em puré

Ligue o forno a 180º com ventilação.
Bata as claras em castelo. Quando estiverem bem firmes, junte a pouco e pouco o açúcar (cerca de 2 colheres de cada vez) envolvendo bem entre cada par de colheradas. Continue a bater as claras até que fique uma mistura bem homogénea e brilhante. Junte depois a maisena, o vinagre e a baunilha e envolva apenas já sem bater.
Coloque o merengue sobre uma folha de papel vegetal untada com margarina, fazendo um círculo com a ajuda de uma espátula. Faça uma ligeira cavidade ao centro para ajudar depois a reter o recheio. Coloque no forno, baixe a temperatura para cerca de 120º e deixe cozer 1h e 30 minutos. Desligue o forno e deixe arrefecer o merengue por completo dentro do forno. Eu deixei-o lá de um dia para o outro.
Depois de frio, retire-o do papel vegetal com cuidado e coloque-o no prato de servir.
Bata as natas em chantily, juntando a raspa de limão e o extrato de baunilha (esta tarefa para mim é sempre difícil, porque nunca consigo ter a consistência certa de chantily -  nota-se na imagem). Cubra a pavlova com este chantily. Deite depois o puré de morangos por cima e por fim, os frutos silvestres. Polvilhe com açúcar em pó e está pronto a servir.

Bom apetite!

2 comentários:

Marisa Valadas disse...

Fiquei com vontade de comer um bocadinho

cozinha100segredos disse...

Que pavlova linda e deliciosa!