quarta-feira, 20 de maio de 2015

E ainda dos exames

Hoje foi o dia do exame de matemática. E mais uma vez as borboletas na (minha) barriga. Sim, porque ele estava na boa.
Agora à hora de jantar ouvia os comentários "contra" de alguns professores na TV, que declaravam ser um programa desadequado, complexo, abstrato. Eu, que não sou professora, não tenho o "calo" para poder proferir certas opiniões a respeito do dito assunto, mas lá que eu fico abismada com a quantidade de matéria que os miúdos hoje em dia dão na escola primária, fico. Dão polígonos a uma profundidade exagerada, frações que eu só vi pela primeira vez para aí no 6º ano, para além de toda a outra matéria básica que tem de ser bem percebida. É um programa pesado, não há dúvida. Mas também não tenho dúvidas que os nossos miúdos devem ser dos mais bem preparados desta Europa, e quiçá, do Mundo. Já conheci quem fosse para inglaterra com miúdos na primária e que, apesar de não dominarem o inglês, brilhavam ao pé dos outros na matemática. Se está correto assim? Não sei! Se é muito duro para as crianças? Também não sei. Mas há 30 anos atrás, tenho em crer que era seguramente mais "leve", concluir a instrução primária.

Nenhum comentário: