segunda-feira, 25 de maio de 2015

Famílias desestruturadas

Já há algum tempo que não falo aqui da emigração, e do meu Emigration Report, porque entretanto passei uns tempos sem ouvir falar de ninguém à minha volta que se tivesse ido embora. Mas ontem, enquanto via o novo programa "Cook Off" caiu-me a ficha outra vez. Estava um senhor a contar, enquanto choramingava, que a mulher era professora e tinha sido colocada em Coimbra (o senhor morava na Beira Alta), e por isso agora estava longe da mulher e do filho que tinha ido com ela. Esta semana, o meu filho veio dizer-me que duas das suas coleguinhas de escola vão abandonar o país agora no final do ano, porque o seu Pai já se foi embora (uma vai para o UK - mais uma - a outra irá para a Irlanda). E eu só penso: Mas a única coisa que este País sabe fazer é dar cabo das famílias? É desestruturá-las? Obrigá-las a viver uma vida à distância, até que todos se possam encontrar de novo, quando as condições assim o permitem? Olhem fico tão triste, tão incomodada com isto, que não consigo deixar de pensar no assunto, e de imaginar, que num dia não muito longínquo - aliás parece estar cada vez mais perto - irá calhar-me a mim também.
Que tristeza!

Nenhum comentário: