segunda-feira, 23 de março de 2015

Pastéis de Massa Tenra

Nunca tinha feito pastéis de massa tenra e, apesar de os adorar, já não os comia há mais de uma década. Só os comia quando a minha mãe os fazia, e ficavam ótimos, mas nunca mais tinha tido o prazer de os saborerar.
Por isso, a um resto de lombinho de porco que me tinha sobrado de um jantar anterior, e com uma linguiça perdida no frigorífico, resolvi arriscar. Tive muito medo que a massa não ficasse bem, mas ficaram deliciosos, e foram muito fáceis de fazer.


Ingredientes: (Deu para 10 pastéis e granditos)

Massa

220g de farinha
1,5dl de água quente
2 c. sopa de óleo
1 pitada de sal

Recheio

200g de carne cozinhada
1 linguiça pequena
1/2 cebola picada
50g de margarina
2 c. sopa de farinha
2 dl de leite
noz moscada
gotas de limão

Deite a farinha para dentro de uma tigela e abra uma cova ao meio. Deite para aí a água e o óleo. Mexa com as mãos e vá deitando a farinha que considerar necessária até que a massa se despegue das mãos. Deixe repousar cerca de 20 min.
Entretanto pique a carne e a linguiça na máquina. 
Numa frigideira larga aloire a cebola com um pouco de azeite e junte a carne picada até absorver a gordura. Junte a farinha e vá deitando o leite aos poucos. Tempere com noz moscada e umas gotas de sumo de limão, e deixe cozinhar em lume brando mexendo sempre para que a carne não se pegue à frigideira. Retire do lume e deixe arrefecer.

Estenda a massa bem fina com a ajuda de farinha sobre a bancada, e distribua o recheio sobre a massa. Repita o processo à medida que for precisando.

Frite-os depois em óleo quente e já está!

Bom apetite!


Nenhum comentário: