quinta-feira, 13 de março de 2014

Conversas sobre Portugal

Marcaram-me uma reunião às 18:00h com uma senhora americana.
Como ela tinha um voo para apanhar passado pouco tempo, tentei ser breve e ir diretamente às questões que me atormentavam. A sério: Profissionalmente, eu adoro pessoas de outros países. Em 30 minutos tirou-me todas as dúvidas e disse-me mais do que eu conseguiria com portugueses em 2 dias. Não é que os portugueses não sejam bons, porque o são, mas os rodeios, o deitar areia para os olhos, o jogo de cintura, as políticas, tudo à volta de um tema pode ser tão complexo, que só se conseguem as respostas nas entrelinhas. Com esta senhora foi tudo preto no branco. E mai' nada!!!
No final, comenta comigo:
Achei estranho que me tivessem marcado a reunião para as 18:00h. E agora, vejo aqui ainda tanta gente a trabalhar.... não fazia ideia que se trabalhava até tão tarde em Portugal.
Ao que eu respondi: Pois é, trabalha-se até tarde, porque também chegam tarde. Não se cumprem horários rígidos em Portugal, e é por isso que, para mim, há tanta falta de produtividade.
Ela riu-se. Podia tê-la deixado a pensar que os portuguesas trabalhavam muito. Mas não, contei-lhe a verdade. Porque nestas coisas eu sou muito pouco portuguesa, e gostava que a mudança cultural acontecesse. Para o bem de todos nós.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que ao responder assim generalizou demasiado porque em Portugal há muita gente a começar a trabalhar bem cedo e a cumprir horários bem rígidos. Se não acredita vá para a estrada às 7h da manhã e veja bem o trânsito que há.
Se calhar era bom não pensar que toda a gente trabalha em loja, escritórios ou por conta própria!