domingo, 30 de março de 2014

Arroz de Garoupa

Este arroz ficou DI-VI-NAL. Tão bom, tão bom, tão bom, que me safaria certamente num Master Chef :)
Começou quando vi a cabeça de uma garoupa aberta ao meio na secção dos peixes. Trouxe então uma metade, já com esta ideia do arroz na cabeça. Andei na Net a ver umas receitas, e fiquei-me por esta minha, com inspirações de várias:


Ingredientes (Para 4 a 5 pessoas):

1/2 cabeça de garoupa com cerca de 1kg
1 tomate + 200g tomate pelado
2 dentes de alho
1/2 cebola
azeite q.b
1 folha de louro
1 cenoura
1 raminho de salsa
100 ml de vinho branco
pimenta moída q.b
sal q.b
arroz carolino q.b
miolo de camarão grande (cerca de 12)

Comece por cozer a garoupa num caldo que depois vai dar para o arroz. Numa panela coloque uma cenoura cortada às rodelas, a folha de louro, o ramo de salsa, pimenta moída e metade do vinho branco. Acrescente água suficiente e leve ao lume até começar a ferver. Junte a cabeça de garoupa e deixe-a cozer em lume brando cerca de 10 minutos. Retire e reserve o caldo. Retire agora os pedacinhos da garoupa da cabeça e reserve-os para juntar depois ao arroz.
À parte, pique a cebola e os dentes de alho e coloque-os num tacho. Junte um fio de azeite e leve a refogar. Junte o tomate partido em pedacinhos, o tomate pelado e o vinho branco restante. Deixe cozinhar um pouco em lume brando e junte depois o arroz, com o caldo suficiente da cozedura da garoupa.
Deixe-o cozinhar novamente em lume baixo, juntando caldo sempre que necessário. Tempere com sal e, quando o arroz estiver a 3 minutos de finalizar, junte a garoupa aos pedaços pequenos e os camarões cortados ao meio. Deixe acabar de cozer e polvilhe com coentros picados. Este arroz deve ficar bastante malandrinho.

Bom apetite!

Um comentário: