sábado, 31 de agosto de 2013

Da obesidade das Crianças .... Again

Sei que já falei aqui sobre este assunto, mas não consigo evitar falar novamente. Principalmente estando na época de verão, e constatando diariamente a quantidade de crianças que vai aumentando a estatística.
Fico particularmente mais incomodada com os miúdos que vejo mais frequentemente, e que têm uma vida próxima à dos meus filhos. Isto porque os vou vendo de vez em quando, mas por vezes com alguns meses de intervalo, o que faz com que fique quase de boca aberta perante alguns deles. Quase tenho de tapar a minha boca com a mão, para ver se não me sai alguma frase menos própria ao deparar-me com as novas fisionomias dos petizes. É que de corpos perfeitamente normais, passo a ver barrigas proeminentes e descaídas, maminhas gorduchas, caras muito arredondadas e as mãozitas bolachudas que seguram um gelado numa delas, e se for preciso logo a seguir têm bolycaos à espera ou chocolates a torto e a direito. No outro dia dei conta de uma mãe que foi a correr ao café comprar o lanche para o filho levar para a praia. O lanche foi um pacote de fritos (doritos ou coisa parecida) e um sumo. E por acaso foi um dos filhos dessa mãe que eu vi engordar a olhos vistos nos últimos 2 anos. A sério! Estes Pais não sabem o mal que andam a fazer aos filhos. É um mal latente, silencioso, duradouro, mas aterroriza-me pensar na vida futura daquelas crianças, condenados a dietas frequentes pela vida fora, por não conseguirem controlar a gula a que os habituaram em pequenos.
Ninguém ralha com aqueles Pais. Também ninguém os prende, nem ninguém os denuncia à polícia. Porque não batem nos filhos, não lhes causam traumas imediatos, não os deixam marcados com nódoas negras. Mas podem deixar marcas irreversíveis. Marcas profundas e condicionantes de toda uma vida. Uma pessoa que se habitua a comer doces todos os dias, dificilmente deixa o hábito. Porque o açúcar também vicia. O chocolate também vicia. O estômago alarga a uma quantidade de comida exagerada e vai sempre pedindo mais e alargando mais.
Pais deste mundo: Pensem um bocadinho mais na saúde dos vossos filhos. Um gelado, um chocolate, um bolo ou uma sobremesa cheia de calorias não faz mal nenhum a ninguém se for consumida de vez em quando. Ainda no outro dia me apercebi de uma criança linda à minha frente, com uns olhos verdes magníficos, que ao longe só me tinha parecido uma bolinha com braçadeiras dentro de água, tal era já a obesidade.
Por favor ponham um travão no que andam a fazer. Não deixem os vossos filhos cair na infelicidade de uma vida em dietas frustradas. É tão bom poder saborear de tudo um pouco do que a comida nos oferece, não acham?

Um comentário:

akombi disse...

Por aqui temos uma alimentação variada no enatanto a mais velha sempre regeitou certos alimentos como os legumes e peixe, a mais nova é o oposto adora legumes e peixe e come cada pratada, já a mais velha come pouco mas mto á base de hidratos, sempre foi grande, ainda á dias a compara-las mais velha com 10 anos já pesava 52kg media 1m 62 e calçava o 38 qd entrou no 5º ano era a mais alta da turma, a mais nova a entrar agora no 5º ano a medir 1m 40 a pesar 39kg e acalçar 36, uma sai ao pai outra á mãe :-) é certo que a alimentação é mto importante, e cada vez mais feita á pressa e a recorrer a comidas rápidas,mas a genetica conta mto.