quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

O Butão

O Butão é um país pequenino, que faz fronteira com a China, e chamou-me a atenção porque no outro dia me disseram que é o país com maior índice de felicidade do mundo. Ou seja, os habitantes do Butão são considerados o povo mais feliz do mundo. Interrogando sobre a causa desta nobre característica, disseram-me que é porque a sua população medita diariamente sobre a morte.
Sim, isso mesmo, a morte. E por meditarem sobre a mesma, por desmistificarem o seu sentido e aquilo que representa, não a temem como os demais e tornam-se donos de uma paz interior e de uma felicidade imensa. São budistas na sua grande maioria, claro, e vivem o seu dia-a-dia em função daqueles hábitos e costumes milenares.
Cada vez tenho mais interesse e curiosidade sobre esta religião/modo de vida/filosofia.
Cada vez a vejo mais como sendo a mais adaptada e adequada à vida acelerada e desregrada que levo em algumas matérias.
E no outro dia fui ler na missa. Porque tenho uma base católica, porque os meus filhos andam na catequese e são educados na religião católica. Mas aquilo custou-me. Estava deserta para sair daquele palanque forçado, senti ali uma qualquer traição estranha ao Deus que sempre me acompanhou, seja Ele quem for.
Butão....
Tão bonito!


Nenhum comentário: