sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Mães de 40

São cada vez mais, e eu tenho conhecido várias. Amigas, conhecidas, colegas de trabalho.. Admiro-lhes sempre a coragem de serem mães tão tarde. Às vezes já não é o primeiro filho, mas noutros casos até é, e eu começo sempre, inevitavelmente, a fazer contas. Porque o filho com 20 anos já terá uma mãe de sessenta, porque já não vai ter energia para o acompanhar em muita coisa, porque os colegas poderão reparar que a sua mãe já não é nada nova.... Enfim, um rol de pensamentos dos quais não me consigo dissociar. E porquê, podem perguntar vocês? Porquê, se hoje em dia é tão natural?
Porque eu sou filha de uma mãe com 35 anos, coisa que hoje em dia é do mais normal que há, mas que há 40 anos era completamente invulgar. Há 40 anos as mulheres eram mães pouco depois dos 20 anos ou até menos. As minhas amigas e colegas tinham mães muito mais novas que a minha (normalmente 10 anos ou mais), e aquilo sempre me incomodou um pouco. Fiquei muito feliz por ter os meus 2 filhos antes dos 35, um pouco marcada por esta vivência. Não que a minha mãe parecesse a idade que tinha, que não parecia (ainda hoje não parece a idade que tem), mas continua a incomodar-me o facto de ser muito mais velha que as mães das minhas amigas. É uma avó mais velha, com menos esperança de vida, e isso dá-me pena. E depois vejo à minha volta resmas de grávidas perto dos 40 anos e até mais e só me consigo lembrar destas coisas. Só no outro dia vi 2 vizinhas minhas grávidas do segundo filho (os primeiros já são bem crescidos) e fiquei boquiaberta. Por ter noção que pelo menos uma delas já há-de ter passado os 40 há uns bons tempinhos, e pelas diferenças grandes que terão dos irmãos. E ao mesmo tempo acho-as umas corajosas, que conseguem ir para a frente com uma gravidez, quando a idade começa a pregar as primeiras partidas ao nível da saúde, e começam os medos (pelo menos a mim começaram). Oxalá os meninos não pensem como eu e, face à quantidade de mães que vão existir nas mesmas circunstâncias nesta geração, que seja tudo muito natural e corra tudo sempre bem. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho 46 anos e sou casada dos 29, sou mãe duma menina de 7 anos e de outra de 4 anos por opção , a minha mãe teve-me com 43 anos e todas as minhas amigas adoravam a minha mãe, desabafavam, pediam conselhos, choravam no colo dela :) eu tinha até ciumes das minhas melhores amigas pela a atenção q a minha mãe lhes dedicava e ainda cheguei a fazer algumas safadezas para me livrar delas lol hehehe e muito os meus amigos se queixavam das suas mães jovens , muita porrada levavam, ficavam sozinhos em casa, sem jantar quase todos os dias etc etc
a minha alcunha era burguesa, que os pais cheios de inveja me chamavam só pq eu não limpava a casa, afinal a minha mãe tinha mais energia que as de 25 que escravizavam os filhos etc etc
acho q isso depende mto dos pais q temos e os meus eram um exemplo até para outros pais mto jovens, basta dizer q o meu pai q tb tinha quase 60 anos na minha adolescência era sempre o presidente da associação de pais de todas as escolas q frequentei.,
No caso da minha filha de 7 anos..sim, uma colega já lhe disse que a mãe era velha e feia, imagine lá :O e a minha filha obviamente ficou incomodada mas por ter percebido q a menina n era amiga dela e disse-me exactamente assim: Mamã, nunca pensei que a M. fosse tão mázinha, será que gostam dela e a tratam bem na casa dela?? Pedi a professora para não a castigar, coitadinha!!
E é isto, vejo todos os dias o quanto as minhas filhas são privilegiadas por terem pais maduros, conscientes e que estão juntos pq se amam e respeitam e não por pressões sociais, violência, bebedeiras, com filhos jogados na casa dos avós de 40 e 50 anos para levar com eles ..já têm a tal energia q refere para cuidar deles quando convém lol ou por golpes da barriga de mulheres complexadas.
E eu tenho umas filhas lindas, saudáveis e principalmente tolerantes, respeitam a diferença e são mais sensatas que mto adulto que conheço.
Quando vou morrer não sei, nem eu nem vc, nem ninguém , mas tb todos nós sabemos que qualidade é mto melhor que quantidade e isso qq filho de bons pais sejam eles jovens ou não..que durem mto ou pouco, sabem o que lhes ficou no coração ;)
Felicidades

Anônimo disse...

Esqueci de dizer que esta geração tem é vergonha das mães jovens de fio dental ,de copo e cigarro na mão na montra do Facebook, a maioria n fará nada futuramente da sua vida emocional.
Trabalho numa escola e sei muito bem oq ue estou a dizer

Anônimo disse...

Concordo com as 2 é verdade que a grande maioria dos pais de hoje em dia, quer é ter tempo para se divertir e deixam os filhos depositados nos avós para poderem sair.
Mas nem todos são assim tenho 2 filhos 6 e 9 anos, e apenas os deixo com os meus pais quando estou a trabalhar nunca os deixei uma noite só que fosse para sair, tenTo que nada lhes falte, mas têm que perceber que a vida tambem custa a ganhar, têm que me ajudar, e não acho que isso lhes faça mal, antes pelo contrario...
Fui mãe aos 26 anos e 4 dias, e aos 28 e uns meses, sou muito orgulhosa disso.
Percebo perfeitamente a Francesca e revejo-me nas palavras dela, quando eu nasci a minha mãe tinha 32 anos e o meu pai 39, o meu pai era mais velho que a avó de uma colega minha... o medo de o perder sempre me perseguiu, sei que qualquer pessoa pode morrer independentemente da idade, mas temos que ser verdadeiros já diz o ditado " quem não morre novo, de velho não escapa"...
Hoje tenho 35 anos o meu pai 74 e continua a ter esse medo, sinto que ainda não tenho maturidade para o perder, e caso necessite que apoio, o tempo para os meus filhos seria ainda menos, e nesta idade ainda precisão muito de mim.
E claro os meus filhos adoram os avós, passam imenso tempo com eles e uma perda seria uma verdadeiro desgosto.
Só peço que Deus os conserve por muitos e bons anos ( ou seja cheios de saúde, pois sem ela nada tem graça)
Felicidades

Anônimo disse...

Esqueci-me de dizer que apesar de tudo isso que disse o meu relógio biologico, anda a pedir-me outro bebé, e neste caso seria novamente mãe aos 36 anos, o que me deixa muito confusa, para não falar que ter 3 filhos, financeiramente seria muito difícil, e para além disso teria uma diferença enorme dos irmãos 10 e 7 anos, iria sempre sentir-se sozinho sem ninguem de idade proxima para brincar