segunda-feira, 23 de maio de 2016

Sobre a Uber

Nunca usei a Uber, mas na 6ª feira passada, por ter receio de não conseguir achar táxi para voltar para casa do Rock in Rio, resolvi instalar a App no meu telemóvel. Comecei a instalação, mas logo me pediram um nº de cartão para débito, e eu, desconfiada, resolvi abortar a instalação.
Quando ía no táxi à ida para o evento, apanhei um taxista muito simpático e, por acaso, falámos na Uber e contei-lhe do meu receio em não conseguir um táxi para casa, e daí ter tentado a instalação.
Ele não era nenhum taxista raivoso contra esta nova tendência (ou pelo menos disfarçou muito bem), mas foi-me contando que eles não podem andar na faixa do BUS (nem me tinha lembrado desta), e que em dias comuns podem ter um preço idêntico ou mais barato que os táxis, mas em dias muito concorridos podem ter tarifas muito mais caras. E depois ainda há o risco de haver um qualquer mal entendido e a pessoa já não estar presente quando chega a Uber que chamou, e o dinheirinho sai na mesma da conta, dado que pediu o serviço.
Não percebo qual é a febre das pessoas em agora insistirem em usar Uber e parecerem diabolizar os taxistas que, em abono da verdade, andam ali a fazer pela vida, mas esta conversa deixou-me a pensar.
Porque realmente desde que apareceu a Uber em Portugal, parece que se criou um qualquer movimento contra os taxistas e eu não percebo porquê. E depois de ter esta conversa, fiquei ainda mais intrigada.
É certo que para se formar uma opinião é preciso ouvir ambas as partes, coisa que eu ainda não fiz, porque nem conheço ninguém que faça uso corrente deste novo tipo de serviço, mas lá que me deixou ainda com menos vontade de usar, há isso deixou!

2 comentários:

Marisa Valadas disse...

Já usei várias vezes táxi, das quais apenas 1 vez tinha realmente uma má experiência, e já usei uber 4/5 vezes. Agora, há imensa gente que conheço que nada de bom tem a dizer sobres os taxistas pelos mais variados motivos, desde as condições dos carros (sujos e a cheirar mal), o atendimento (má educação, irem de próposito pelo percurso mais longo etc), condução perigosa, não passarem factura ou fazerem um "filme", ou simplesmente se recusarem a transportar passageiros do Aeroporto à Gare do Oriente porque não lhes compensa, entre muitas outras situações.

Em relação à Uber:
- Quando pedes um uber, aparece indicação de em quantos minutos chega o motorista, se por acaso cancelares o serviço em x minutos ou o motorista se demorar mais x minutos podes cancelar o serviço e nenhum valor te é debitado
- Sim, tens de registar logo um método de pagamento (nº cartão crédito, débito ou paypal), depois de usares o serviço recebes automaticamente um factura no e-mail.
- Os carros dos motoristas uber estão impecavelmente limpos! Além disso, têm o cuidado de te perguntar como preferes o ar condicionado, se queres mudar de rádio, se queres água, etc
- O valor da tarifa pode mudar sim, quando existe mais procura o preço aumenta, mas és informada disso quando usas a app e podes sempre fazer uma estimativa de tarifa

Assim de repente é do que me lembro.

Francesca disse...

Obrigada pelo seu testemunho Marisa :)