quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O meu ano 2015 em revista

Normalmente não tenho grandes coisas para contar, que a minha vida é sempre mais ou menos a mesma (para o bem e para o mal), mas este ano há um assunto importante que não posso deixar passar em branco. Nem que seja para ajudar quem passa, ou tenha passado pelo mesmo que eu, e que precise de uma luz.
Então, este ano de 2015 foi o ano em que comecei a ter ataques de pânico/ansiedade em força. Começaram em Abril, acho eu por causa de um exame que ía fazer e que me levou a ficar num estado de ansiedade extrema, e depois de começarem, é muito complicado acabarem. Nunca me senti tão refém de uma doença, tão incapacitada, tão desesperada. Foi por um triz que não fiquei de baixa em casa (coisa que nunca aconteceu sem ser para ter os filhos), sem conseguir lidar com a vida do dia a dia. Houve um dia em que saí de casa para trabalhar mas, em vez disso, meti-me no médico antes, porque não conseguia simplesmente entrar no meu local de trabalho. Lá andei a calmantes 3 ou 4 dias, e fui atacar o problema por todos os lados, Mesmo!!! Não só queria a minha vida de volta, e voltar a ser como eu sempre tinha sido, como queria evitar ao máximo ter de andar a tomar comprimidos durante anos e a ficar completamente dependente deles. Por isso, foram várias as medidas que tive de tomar:

Passei a ter consultas regulares numa clínica especializada nestes problemas (consultas de psicologia) que me ajudaram a ver como os ataques de pânico não são nenhum bicho papão, e onde a minha mente passou também a ver certas coisas de outra perspectiva.

Avancei com o yoga que já tinha iniciado, e não falto a uma única aula, o que me vai permitindo também a ter a mente mais sã.

Comecei a meditar a sério. Depois de ler os primeiros livros sobre o assunto, dediquei-me à séria ao assunto e acho que hoje posso dizer que foi o que mais me ajudou neste processo.
Medito sozinha em casa quando posso, e vou meditar em grupo pelo menos 1 vez por semana.
Bastam 10 a 15 minutos por dia, para a nossa mente começar a alterar-se. É fantástico e surpreeendente.

E por último, e não menos importante, comecei a fazer exercício físico com muito mais intensidade do que fazia. Comecei a correr para ganhar mais resistência e diminuir os níveis de ansiedade no corpo.

Se já estou curada? Acho que ainda não. É certo que não tenho um ataque de pânico há vários meses e faço a minha vida normal, mas ainda tenho receios e evito certas situações. Por isso digo que estou francamente muito melhor e que espero sinceramente sentir-me curada daqui a muito pouco tempo.
Por isso, para quem passe pelo mesmo problema que eu, fica aqui o meu testemunho e tudo o que faço para cercar o problema por todos os lados e não o deixar avançar.
Espero muito agora de 2016. Que me dê muita saúde, trabalho e energia para viver. Que afinal de contas, é tudo o que interessa.
Um excelente ano de 2016 para todos os que aqui vêm e para os seus mais queridos.

Bom ANO!!!!!

Um comentário:

maria disse...

Um bom ano de 2016!