domingo, 27 de dezembro de 2015

Caril de Frango Saudável

Ora depois dos abusos gastronómicos que, inevitavelmente, temos de fazer nesta época festiva, nada melhor que um intervalo (ainda que pequeno) de comida mais saudável até à passagem de ano.
Este caril de frango ficou es-pe-ta-cu-lar. A receita é inspirada mais uma vez no nosso querido Henrique Sá Pessoa, que não consegue fazer nada mal feito (pelo menos no que à gastronomia diz respeito, que da vidinha dele, isso são coisas lá das suas intimidades), e por isso cá venho eu mostar-vos o resultado.
Substituí as natas da receita original por um iogurte natural, que natas cá em casa, é coisa que raramente entra, e vou mesmo tentar liquidá-las. As natas de soja também comecei a evitar depois de ver umas comparações que foram feitas e, ainda que mais saudáveis, são más na mesma. Esta receita também não leva leite de coco que é algo que também aumenta o colesterol para caraças, pelo que é mesmo a receita que se quer. O iogurte natural, esse, é que faz bem à saúde, não tem gorduras nem açúcares que se vejam, e é recomendado a toda a gente.






































Ingredientes (Para 3/4 pessoas):

1/2 cebola grande ou 1 pequena
2 dentes de alho
1 pedaço gengibre
coentros frescos picados
azeite q.b
1 iogurte natural
2 peitos de frango
1 banana
1 maçã
pó de caril q.b
sal q.b.

Comece por refogar a cebola picada, os alhos picados e o gengibre ralado em azeite. Junte o pó de caril, e deixe que as especiarias "abram" um pouco no calor. Junte a maçã e a banana cortadas aos pedaços e envolva tudo deixando refogar um pouco.
Adicione o iogurte e depois a mesma quantidade medida pelo copo de iogurte em água. Envolva tudo bem e deixe ferver 5 minutos. Se quiser pode temperar com um pouco de sal (pouco que o caril já é condimentado q.b)
Entretanto corte o frango em pedacinhos e tempere-o de sal. Triture o caril com a varinha mágica, e junte os pedaços de frango.
Deixe cozinhar uns 10 minutinhos em lume brando e, no final, junte os coentros picados.
Sirva com arroz basmati e uma salada verde.

Experimentem. Adorei!
Bom apetite!!


Nenhum comentário: