domingo, 20 de dezembro de 2015

Creme de Espargos com Croutons

A receita é do talentosíssimo Henrique Sá Pessoa, e é maravilhosa. De comer e chorar por mais.
Fui à procura de uma receita com espargos depois de verificar que este fim de semana um molhinho estava bastante mais barato que o habitual. Vai daí, teriam de ser muito bem tratados. Como as receitas do amigo Henrique nunca desiludem, nem pensei 2 vezes. Ainda substituí as natas pelo iogurte, que a receita já é gorda q.b, mas ficou uma maravilha na mesma.





























Ingredientes:

1 molho de espargos
2 cebolas
4 cubos de manteiga
1 iogurte natural
1 mão cheia de espinafres bebé
1 caldo de galinha
azeite q.b

Corte os talos aos espargos por onde eles partirem naturalmente, tire-lhes a pele de fora com um descascador de cenouras e coloque estes restos de talo e aparas num tacho com água a ferver. Junte o caldo de galinha e deixe desfazer, para fazer um caldo. Reserve.
Num tacho com água a ferver com sal, coza os espargos durante 2 minutos. Retire-os, passe-os por água fria e reserve.
Num tacho, coloque 2 cubos de manteiga, e um pouco de azeite para levar as cebolas cortadas aos pedaços a alourar. Corte os espargos cozidos em pedaços, juntamente com uma mão cheia de espinafres bebé, e junte-os à cebola. Adicione a água do caldo de espargos a este preparado de forma a cobrir os legumes, e deixe ferver. De seguida triture tudo e junte mais um pouco de espinafres crus. Triture tudo novamente, junte mais 2 cubinhos de manteiga, e 5 colheres de sopa de iogurte natural.
Triture novamente tudo, regue com um fio de azeite por cima, e sirva com croutons de alho e salsa.

Bom apetite!

Nenhum comentário: