domingo, 19 de abril de 2015

Às vezes, acho que tenho um potencial José Saramago em casa

O meu filho tem 9 anos, e devora livros. Come-os, suga-os até ao tutano, engole-lhes as histórias enquanto o diabo esfrega um olho. Lê tudo o que lhe aparece à frente, é uma coisa por demais. Enquanto os outros pais insistem para que os filhos leiam, eu já lhe cheguei a tirar livros das mãos. Ainda ontem dei graças a Deus por ter tido um jogo de futebol com os amigos durante a tarde, para não o ver absorto no mesmo livro a tarde inteira. No outro dia, depois de me dizer com ar de calimero que já tinha lido todos os livros que lhe tinham dado nos anos e Natal (deram-lhe, ao todo, para aí uns 13), achei que ele já teria maturidade para se iniciar na saga do Harry Potter. E assim foi. Dei-lhe o primeiro livro, não consigo precisar, mas foi seguramente há menos de um mês. Neste momento já vai no 6º livro. Falta-lhe 1 portanto. Devora aquilo com uma rapidez estonteante. Não sei quantos quilómetros de frases já terá sugado para aquela cabecinha desde que se iniciou no fabuloso mundo das leituras de livros. Mas já foram mesmo muitos milhares.
Ele às vezes diz que quer ser escritor, já me perguntou várias vezes se se ganha um bom dinheiro com essa profissão. Já lhe respondi que depende, em todas as profissões se ganha um bom dinheiro se formos realmente bons. A ver vamos! Mas isto até me deixa preocupada.

Nenhum comentário: