terça-feira, 14 de março de 2017

Caril de Lentilhas e Batata Doce

Ando a ver se faço umas receitas vegetarianas de vez em quando. Não só porque a nossa alimentação é muito abusiva em carne e peixe, mas também porque devemos comer mais legumes e leguminosas que nos fazem bem, e que protegem o nosso organismo.
Acho que os meus filhos também se devem habituar a isso, para ver se ganham mais gosto pelos legumes que, como sabemos, não são propriamente das comidas mais desejadas pelas crianças.
Vai daí, tenho andado a ver se descubro receitas não muito complicadas na Net, e se não levam ingredientes daqueles que só achamos em lojas muito especializadas. Nunca tinha feito lentilhas (embora já as tivesse comido fora de casa), e ficaram maravilhosas.
Esta receita é fácil de fazer e muito boa :)


Ingredientes (Para 4 pessoas):

1 chávena de lentilhas vermelhas
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 c. chá de gengibre fresco, picado
2 c. chá de caril em pó
2 batatas-doce médias, descascadas e cortadas em cubos
1/2 a 1 chávena de água (dependerá depois da consistência do molho)
400 ml de leite de coco
sal q.b
coentros picados q.b
azeite q.b

Aqueça o azeite numa panela com a cebola, alho e gengibre. Deixe refogar em lume médio alguns minutos, até a cebola ficar macia. Adicione o caril, envolva-o no refogado, e junte a batata-doce em cubos. Adicione a água (comece apenas com 1/2 chávena) e o leite de coco. Deixe ferver 5 minutos. Adicione agora as lentilhas previamente lavadas. De seguida, reduza o lume e cozinhe as lentilhas mais 10 a 15 minutos, até estarem cozidas. Quando estiverem quase prontas, junte o sal. Eu ainda deitei uma malagueta sem as sementes, mas ao provar vi que estava muito picante para as crianças e retirei-a.
Junte por fim os coentros picados e sirva com arroz basmati e uma salada de tomate e abacate.
Esta salada eu temperei apenas com azeite e sal grosso.

Bom Apetite!



Um comentário:

maria manuela domingues disse...

Ola Francesca,
Fiz esta receita e ficou muito boa.
Beijinhos