quinta-feira, 2 de março de 2017

Desligar o botão

Às vezes, é preciso desligar o nosso botão. Colocar-nos em "off" durante uns dias, de forma a conseguir recarregar baterias.
Já há algum tempo que não o fazia, por este ou por aquele motivo, e porque em férias normalmente gosto de aproveitar para conhecer outros lugares e passear muito.
Mas neste fim de semana de carnaval, que acabou por ser prolongado para mim, pois tirei os mesmos dias de férias dos miúdos, o objetivo foi mesmo descansar. E que bem que soube.
Não fiz absolutamente nada que me lembrasse a minha rotina diária. Não me preocupei com almoços, com jantares, com mochilas para o dia seguinte, com os lanches da manhã, com o que descongelar para o jantar do próximo dia, com os cadernos para as aulas de piano, com os lanchinhos da manhã que os miúdos têm de levar, com a pilha de roupa para passar a ferro, com o despertador a tocar em horas impróprias, com nada. Nadinha!
Foi um desligar completo da rotina e da cidade. Fomos para o campo, ali para os lados da Beira Baixa, aproveitar a desertificação que, para além de bastante triste, dá jeito nestas alturas. A única poluição sonora era o chilrear dos passarinhos. Tão bom!
O tempo nem esteve muito mau, ainda deu para dar umas voltitas por ali. Houve um dia em que fomos à Serra da Estrela para desenferrujar os pés dos skis, mas o tempo virou e apanhámos uma molha tão grande, tão grande, que acabou por ser um dia de ski um pouco desagradável.
Mas nem isso deu para dar cabo do momento off.
Tanto que as pessoas da cidade precisam deste silêncio de vez em quando. Começo a compreender tão bem aqueles que resolvem largar a cidade de vez e irem para o campo, para uma melhor qualidade de vida. Se bem que eu acho que com o meu feitio, mais uns dias naquele deserto e era capaz de me começar a pesar aquele silêncio todo, o facto de ter de me deslocar imenso para ir simplesmente a uma farmácia ou fazer umas compras rápidas.
Qualidade de vida por um lado, dificuldades por outro.
O que tenho a certeza, é que de vez em quando, é mesmo preciso ir desligar esta aceleração toda.
E soube muito bem.



Nenhum comentário: