segunda-feira, 7 de novembro de 2016

How Not To Die

Tem um título um pouco exagerado, talvez, mas é o último livro que ando a ler.

Fala sobre alimentação, e explica como não morrer de uma série de cancros, doenças degenerativas, cardiovasculares, diabetes, etc, através simplesmente da alimentação.
Esse pecado, arte, obrigação, etc, que nos leva a cometer excessos e erros crassos com consequências nefastas para a nossa saúde.
Os tipos de doenças com as quais nos deparamos aos nossos dias são assustadoras. Aparecem cada vez mais cedo, cada vez em maior quantidade e a alimentação é um tema chave. Já diz o velho ditado: "Somos aquilo que comemos". E cada vez mais me convenço disso.
Não gosto de fundamentalismos, acho que uma alimentação variada é capaz de ser sempre a melhor solução, mas os hábitos dos nossos dias com uma alimentação altamente processada só pode dar mau resultado. Por causa da pressa, por causa da falta de tempo, porque somos gulosos, porque estamos sempre stressados, porque é aquilo que os supermercados mais têm.
E temos de abrir os olhos!
Existem vários livros do género, e nem todos preconizam exatamente o mesmo, mas há uma base mais ou menos comum. Por enquanto, comecei a ler este. Talvez outros se possam seguir com opiniões mais contraditórias, e há que retirar aquilo que o nosso bom senso nos vai ditando.
Há que cuidar do nosso corpinho, porque só temos este, e só se vive uma vez.
Fiquem bem!

Nenhum comentário: