quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O dia em que o mundo mudou, pela 2ª vez

O mundo mudou no dia 11 de setembro de 2001 - para pior! E tenho a ligeira sensação de que o mundo vai voltar a mudar bastante a partir de hoje, dia 09 de novembro de 2016, e igualmente para pior.
Contra a maioria das expectativas, foi eleito para Presidente dos Estados Unidos da América Donald Trump. O homem que ofende quem lhe apetece, que oferece guerra e porrada a quem se meta na frente, que não tem qualquer pudor em dizer o que acha, mesmo quando as suas opiniões envergonham mesmo as visitas lá de casa.
Nunca tinha visto um candidato tão politicamente incorreto ganhar. Há americanos verdadeiramente chocados, mas o que é certo é que foram eles que o elegeram. Pergunto-me se me escapará alguma coisa, se haverá algo por trás que não estou a perceber bem, afinal de contas, não sou americana, não vivo a vida deles. Será o cansaço de ser sempre vira o disco e toca o mesmo? Veja-se o que aconteceu também em Portugal com o BE, em Espanha com um governo por formar quase 1 ano, ou na Grécia com a eleição do Syriza. Muitos dizem-me que não. Que os americanos são ignorantes, que acham que o Oceano Atlântico no mapa mundo representa o lago Michigan e que 1/4 dos mesmos acredita que o Sol gira em torno da terra. Só não percebo como é que um povo destes se transforma na potência mundial que é. Será do patriotismo? será do quê?
O que sei, é que o mundo, hoje, está com medo! Se este homem cumpre o que andou a apregoar toda a santa campanha eleitoral, somos capazes de estar numa grande embrulhada. Se calhar é o fim do mundo que vem aí de vez, um salve-se quem puder.
Deus nos acuda, que temo precisarmos de bastantes reforços.


Nenhum comentário: