quarta-feira, 28 de maio de 2014

Passos / Seguro / Portas / António Costa

Há quem ande muito feliz pelo facto do António Costa estar a avançar para a cabeça do PS. Há quem ache que um cabeça de lista pode fazer (muita) diferença.
Meus Amigos: Não se iludam. Por favor! Não veem que há décadas que a alternância PS/PSD (com ou sem CDS) não nos trouxe qualquer benesse ou melhoria ao nosso País? Não veem que esta gente (partidos, e não pessoas) estão demasiado agarrados a favores e lobbys presentes ou herdados, e que isto não vai lá com mudanças de cabeças? Vão passando pelo blog ApodreceTuga, e vejam o que se passa. Há tantos, mas tantos macacos pendurados na árvore do Estado, que têm sempre de haver amendoins para todos. Não há hipótese. Vítor Gaspar não era político. E conseguiu ele mudar alguma coisa no Estado? Não! Álvaro Santos Pereira não era político. E conseguiu ele mudar alguma coisa no Estado? Não!
Como é que isto acaba? Não sei. E o blog acima referido também não diz. É votar num partido pequeno? Não me parece. É fazer uma outra grande revolução? Talvez. Mas neste caso, não bastaria apertar o cerco a um qualquer "Marcelo Caetano" no Terreiro do Paço. São muitos os ditadores. Políticos e Económicos, Militares, Religiosos, Maçonaria, Opus Dei, e tanta coisa que por ali gravita e conspurca a sociedade e os interesses vários, que não haveria ponta por onde pegar. O que fazer então?
Não sei, mas gostava de ter ideias, e de as debater. Acho que a coisa só muda com muitas medidas. Com um passo de cada vez, baby steps para atingir um patamar aceitável de menos corrupção e maior interesse pelo povo português. Aceitam-se inscrições para um balde de ideias novas. Há por aí quem alinhe?

Nenhum comentário: