domingo, 16 de fevereiro de 2014

Torta de Espinafres com Salmão e Requeijão

Cá em casa, como não podia deixar de ser, somos fãs do programa Chef's Academy. E os meus filhos, curiosamente, são mesmo loucos por aquilo. Ontem, quando se aperceberam que agora em vez de adultos, havia crianças, foi o delírio. Tive de os deixar ver o programa até ao fim, que acaba já a uma hora bastante adiantada para eles, mas enfim...era sábado. Acho que o meu filho estava doido mas era para estar lá no programa, principalmente quando percebeu que havia uma menina com a idade dele. Mas adiante. Gostámos todos muito de ver o programa, e de perceber que estão a ensinar as crianças com receitas saudáveis e não a ensiná-las a continuar a comer porcarias.
E por isso, hoje resolvemos repetir uma apetitosa receita de ontem, que me saiu muito bem :), e que estava muito saborosa. Nunca tinha comido uma torta salgada, mas fica claramente no cardápio para uma refeição volante cá em casa, ou para levar para um piquenique:
























Ingredientes:

Para a massa:
285g de espinafres cozidos
3 ovos
200 ml de natas de soja
50g de farinha
noz moscada q.b
sal q.b
pimenta q.b

Coloque os espinafres numa tigela, junte as gemas, a farinha e as natas. Envolva tudo muito bem, e tempere com noz moscada, sal e pimenta. Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado cuidadosamente.
Forre um dos tabuleiros do forno com papel vegetal e barre-o com margarina. Polvilhe com farinha e deite o preparado no tabuleiro, espalhando-o bem.
Leve ao forno a 180º cerca de 10 minutos.

Para o Recheio:

1 requeijão de Seia
1 c. sopa de natas
cebolinho picado q.b
sal e pimenta q.b
2 lombos de salmão (fatias finas) cozidos

Misture o requeijão com as natas e o cebolinho. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve. Desfie o salmão com o garfo.

Espalhe este recheio de requeijão e salmão pela massa de espinafres, de forma a que não fique muito grosso, ou terá dificuldade em enrolar a torta. Comece a enrolar a torta e, à medida que vai enrolando, vai despegando o papel vegetal da massa. Coloque numa tarteira e sirva com uma salada mista.

Bom apetite!

3 comentários:

Piteca disse...

Ficou linda e certamente apetitosa! :)
Beijinhos doces.

Joana disse...

Olá!

Eu também vejo sempre o programa e confesso que essa massa de espinafres com as várias versões que eles fizeram me ficou entaladinha aqui :-)

A sua pela foto parece que ficou deliciosa :-)

Parabéns!
Um dia qualquer também experimento...

Beijinhos***
joana

Tertúlia da Susy disse...

Gostei muito desta sugestão.
Bjs, Susana