quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Oficialmente Mãe de um adolescente

Hoje torno-me, oficialmente, mãe de um adolescente.
Faz hoje 13 anos que dei à luz pela primeira vez, e que este dia 12 do 12 se tornou um dia especial, o meu primogénito nasceu.
Não estou propriamente muito nostálgica como às vezes acontece, mas, como já havia aqui referido no aniversário da minha filha, estou numa fase diferente. Quero que cresçam, que se tornem nuns bons adultos, pessoas interessantes e independentes. Isto de ser mãe há 13 anos, com tudo o que implica, e caindo toda a responsábilidade sobre nós, Pais, já cansa demasiado.
Ainda no sábado passado tive um jantar de Natal com os colegas e respetivos Pais da minha filha, e foi um verdadeiro inferno. O restaurante tinha mais barulho do que uma discoteca às 4 da manhã, ninguém conseguia falar com ninguém, tal era a confusão instalada com tanta criança. Já estou cansada deste mundo de crianças. Já passaram a fase da fofura desmedida, do gu-gu-dá-dá, do empolgamento com tudo o que é novidade e encanto deste mundo. Neste momento tenho uma filha pré-adolescente e um adolescente.
Só anseio por liberdade (que tarda em vir, porque tenho de ir todos os dias buscá-los à escola e fazer jantar para eles), por silêncio, por uma vida mais tranquila.
Agora tenho de me preparar ainda para uma fase conturbada. Não sei se vou ter adolescentes fáceis ou difíceis, sei é que o meu filho já está fisicamente muito diferente. Este último ano cresceu imenso, está praticamente da minha altura. Tem umas mãos e pés já enormes, e um buço proeminente que não tarda muito tornar-se-á num bigode a ter de ser aparado.
Implica com a irmã a todo o segundo (e como isso arrasa com a minha paciência senhores) e quer-me parecer que vai mesmo entrar naquela fase de armário em que não fala com ninguém e isola-se sempre que puder.
Mas enfim, se calhar está na altura de ler uns livros diferentes. Em vez de birras, agora são outras coisas. Haja paciência e, acima de tudo, sabedoria para lidar com esta fase da melhor forma sem deixar grandes mazelas em nenhuma das partes.
Parabéns filhote! Tens sido um miúdo exemplar, sempre mais adulto que criança, muito responsável, bom aluno e já com uma cultura de fazer inveja a muita gente (a mim, or exemplo).
Que continues assim, e que percebas que a vida tem de ser vivida com alegria, amigos, família, viagens, comida, convívio, e tudo o mais que ela nos puder dar e nós merecermos.
Chuac!


Nenhum comentário: