sexta-feira, 27 de abril de 2018

O meu chiliquito

Há muitos tipos de animais de estimação.
Há quem tenha cães, gatos, periquitos, canários, hamsters, cágados ou tartarugas, aquários com peixes, e até já vi quem tenha porcos.
Pois lá por casa, decidimos que havíamos de ter um animal de estimação assim fofinho, fofinho.
Se me perguntassem qual era o meu animal de eleição, talvez respondesse o Cão. É super leal, inteligente, um companheiro para a vida.
Mas eu não me consigo imaginar com mais tarefas do que aquelas que já tenho, e ter a obrigação de o ir passear é assim algo que ainda não consigo imaginar na minha vida. Depois há a questão de viver num apartamento e da nossa vida dentro dele se resumir a jantar, dormir, e deambular por lá aos fins de semana. Um cão é carente e precisa de mimo, de gente por perto. Não seria bom para o animal.
De gatos não gosto. Para além de serem uns grandes chulos porque só querem é comida e liberdade, deixam pelo por toda a casa. E se há coisa que a minha casa já nunca está - é limpa!
Vai daí, depois de estudar um bocado o assunto, e de perceber que os miúdos estão numa idade ideal para tomarem conta de um animal de estimação, decidimos-nos por um: Coelho!
Mas não é um coelho qualquer. É um belier anão e é assim das coisinhas mais fofas que já me vieram parar às mãos. Os miúdos adoram - principalmente a minha filha que acha tudo fofo e lindo. E eu vou-me derretendo completamente com aquela criatura.
Se dá trabalho? Também dá, claro, que aquilo não é nenhum boneco. Faz xixi e cocó, come que nem um alarve, e como o soltamos todos os dias, acaba por trazer sempre feno agarrado ao pelo, o que tem deixado a nossa casa um bocado mais suja que o habitual.
Ainda não sabemos se é macho ou fêmea, porque ainda é bebé, pelo que o nome ainda anda a ser discutido sem grande confiança para uma decisão unânime.
Mas é um animal inteligente. Já nos conhece lindamente e numa semana e meia deixou de fazer as necessidades no chão da nossa cozinha e só faz na gaiola. A nossa gaiola tem um recipiente próprio para fazer de casa de banho, e o xixi já só faz mesmo lá religiosamente. As bolitas de cocó, que mais parecem smarties, é que ainda ficam um bocado de fora (para aí 10% do total).
Em suma, o bebezão aprendeu depressa e, quando o soltamos na cozinha, lá anda a espreitar por todo o lado e a correr quando lhe dá na gana. Como às vezes se sacode todo enquanto corre, parece que está a ter pequenos chiliques, pelo que por agora farto-me de lhe chamar o meu chiliquito.
Adora ser penteado, e aquece-me as perninhas enquanto o penteio ao meu colo.
Enfim, é a  verdadeira fofura lá de casa.
Ora vejam lá se eu não tenho razão:



Nenhum comentário: