segunda-feira, 4 de julho de 2016

Profissões para os nossos filhos

Ontem, por causa da morte da Camilo de Oliveira (descanse em Paz, um senhor de um humor muito característico), estava a dar na TV uma entrevista sua, que tinha dado em tempos ao programa Alta Definição. Dizia então ele que nunca tinha querido que os seus filhos seguissem as suas pisadas em termos profissionais, ao que, quando questionado o porquê, dizia que era porque sabia bem o que tinha passado durante toda a sua vida profissional, de todos os problemas e obstáculos que tivera de ultrapassar, e não os queria a passar por isso. 
Depois, lembrei-me que também já ouvi amigos médicos a dizerem o mesmo em relação às suas profissões, já ouvi informáticos com a mesma conversa, professores e sei lá mais quantos outros.
Todos nós queremos o melhor para os nossos filhos, que sejam felizes, que os possamos proteger de certas adversidades, mas.... Pergunto eu:
Haverá alguma profissão na terra sem chatices, obstáculos, gente má e mesquinha para lidar?
Pois se conhecerem digam, que eu gostava de poder aconselhar os meus filhos daqui a uns anitos (não muitos, que isto passa num instante), e sinceranente não sei bem é se não têm mesmo é de saber lidar com todas estas dificuldades e aprender realmente o que é a vida.
Porque empregos de sonho não há, vidas de novela não existem, e a vida aprende-se com a realidade.
E vocês? Há por aí alguém com uma profissão que recomendem a filhos?
Eu agradeço conhecer :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Pretendo que as minhas filhas sigam as pisadas dos pais , na profissão tanto faz mas que sejam as criadoras dos seus próprios negócios. Prefiro uma filha dona dum cabeleireiro de esquina q uma engenheira numa empresa qq de outro..já a esmagadora maioria dos pais não pensa assim