domingo, 17 de julho de 2016

Berbigões

Que saudades que eu tinha disto!
O homem cá de casa tem alguma dificuldade em aceitar conchas cá por casa e eu vou evitando. Mas os meus filhos também adoram e de vez em quando tem de haver um escape. E ontem, enquanto esperava que as peixeiras me amanhassem o peixe no supermercado, peguei num saquinho de berbigões.
E ficaram tão bons. A receita é minha, influenciada pela forma como a minha mãe os costumava fazer. E logo hoje que chegámos da praia esfomeados, foi um petisco que soube aos céus!


Ingredientes:

1 kg de berbigões
2 tomates
1 cebola picada
azeite q.b
1/2 copo de vinho branco
coentros picados q.b
sal q.b

Comece por colocar os berbigões em água abundante com sal durante algumas horas. Vá mudando a água de vez em quando para largarem alguma areia que possam ter.
Numa frigideira larga, deite a cebola picada e regue com uma boa dose de azeite. Deixe refogar e junte depois os tomates sem pele e cortados em pedaços pequeninos. Quando levantar fervura junte os berbigões e tape durante alguns minutos. Quando estiverem abertos, regue com o vinho branco e tape-os mais alguns minutos.
Pode juntar um pouco de sal a gosto (eu não juntei porque sou muito pouco saleira), e polvilhe com os coentros picados.
Envolva tudo muito bem e....

Bom Apetite!

Nenhum comentário: