segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O Piano

Não ando a aprender piano, mas os meus filhos andam. E depois de ver o meu filho a tocar uma música linda de Bach, estive-me nas tintas para os treinos básicos e pus-me a tentar tocar aquilo, com sustenidos por todo o lado, ora na mão direita, ora na mão esquerda. Há mudanças de escala em vários locais da música e, para não atropelar muito os tempos, temos de ser rápidos com essas mudanças. O meu filho vai-me ensinando, explica-me onde colocar os dedos tal e qual a professora lhe ensina porque eu nunca tive aulas nem de piano nem de música à séria, sem ser aquelas tristes investidas do ministério da educação no meu então ciclo preparatório. Ele toca 1 ou 2 vezes por dia, e nem todos os dias treina. Às vezes até temos de ralhar porque tem de treinar mais. Mas ele consegue! Aquele cerebrozinho tipo esponja apanha tudo num instante. E eu? Bem... eu.....eu estou quase a conseguir tocar a música que quero, quase, quase, mas acho que treino, sem exagero, umas 10 vezes mais do que ele. Consigo estar mais de 1 hora a treinar e consigo enganar-me em quase todas as vezes.
Mas estou mesmo quase a conseguir. Embora bastem uns dias sem treinar e já ponho os pés pelas mãos.
A idade é lixada. Não há dúvida que o velho ditado "Burro velho não aprende línguas" teve de surgir da realidade nua e crua. Eu (ainda) só tenho 40 anos e sinto já uma dificuldade tremenda em aprender certas coisas.
Mas hei-de conseguir!!!

Nenhum comentário: