domingo, 18 de dezembro de 2016

Massa vegetariana com queijo ricota


Desde que ando a ler o livro sobre o qual vos falei há pouco - How not to die - que sinto necessidade concreta de inserir mais legumes e leguminosas na alimentação cá em casa. Não é novidade nenhuma o bem que fazem à saúde, mas ao ler o livro e ter evidências concretas de experiências já feitas, dá outra dimensão à coisa. Por isso, tenho tentado ser mais rígida nesse aspeto, bem como em habituar os meus filhos a esta realidade. 
Esta receita passou claramente no teste. Os meus filhos, apesar de reclamarem quando souberam o que era o jantar, acabaram por adorar o sabor. Aqui fica a receitinha:

Ingredientes (para 4 a 6 pessoas):

1 courgette
1 cenoura
1/2 cebola
1 dente de alho
1 raminho de bróculos
1 alho francês 
1 molho de espinafres
1 embalagem 200g queijo ricota
3 ovos
Massa q.b.

Comece por fazer um refogado com a cebola, alho e azeite. Deite depois todos os legumes: cenoura ralada, courgette ralada, alho francês em rodelas fininhas, bróculos cortados em raminhos pequeninos, e os espinafres cortados miudinhos.
Mexa tudo e deixe cozinhar em lune baixo até que os legumes e sabores se envolvam todos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
À parte, misture o queijo ricota com os ovos e misture aos legumes já tirados do lume.
Coza a massa conforme as instruções da embalagem (dê preferência a massa integral), e junte-a depois ao preparado anterior. Coloque num tabuleiro de ir ao forno e deixe cozinhar até ficar tosdadinho por cima. 
Sirva acompanhado de uma salada mista.

Bom apetite!




Nenhum comentário: