domingo, 12 de agosto de 2018

10 anos e a incrível tendência de começar a desligar

A minha filha fez 10 anos. São já 10 anos daquela que, por ser a mais nova, eu tenho tido sempre a difícil capacidade de aceitar como não sendo um bebé. Mas de há uns bons meses para cá, tenho-me sentido diferente no que à relação dos filhos diz respeito. O cansaço, o sentimento de prisão por todo o controlo necessário, todos os afazeres por ter filhos e que não teria se os tivesse, fizeram-me começar a relativizar certas coisas. E se há 2 ou 3 anos atrás, por cada aniversário deles, caía sobre mim um manto terrível de saudosismo, a coisa agora mudou um pouco. Sim, são 10 anos, olha que bom. Estão a crescer, a depender cada vez menos de mim, a tornarem-se cada vez mais independentes. 
Quando, há uns anos, me pediam para dormir fora de casa, em casa de outros amigos, eu gelava. O pensar em acordar e ver uma cama vazia, o ter de passar mais de um dia sem os ver.... era um pesadelo para mim. Agora? Queres dormir fora? Há um acampamento no ATL e queres ficar? Tudo bem.... sempre são menos umas horas em que os tenho a implicar um com o outro. 
Estou cansada! E mudei! Não tenho mais a capacidade de um controlo gigante que sempre lhes fiz. Eles precisam crescer, aprender, e não podem estar à espera que a mãe vá sempre à frente limpar-lhes o caminho.
10 anos!!! Boa filha! Cada vez mais crescida e cada vez mais companheira para me ajudar a viver esta vida que é, cada vez, mais difícil.

Nenhum comentário: