segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Da Ryanair e outros que tais ...

Acho esta história que se está a passar com a Ryanair, linda, linda, linda.
E não, não estou a ser irónica, nem tenho um toque qualquer sádico que me torne feliz em ver milhares de pessoas sem viagens por terem sido canceladas. São negócios que se tornam mais difíceis de fazer, famílias que ficam por se ver, viagens de férias adiadas ou estragadas. Todo um rol de situações de deixar qualquer um à beira de um ataque de nervos. Mas a Ryanair andava a pedi-las há muito tempo. 
É certo que não trabalho lá e não conheço os problemas na primeira pessoa, mas vou fazendo os meus juízos de acordo com o que vai saindo para a comunicação social dos relatos de quem vive a história bem de perto. 
O sr. Michael O'Leary abusava demais. Era o combustível sempre nos mínimos para o avião pesar menos e terem menos custos, tripulação com o mínimo de elementos, trabalho sem os devidos descansos obrigatórios, conceito de autocarro num avião, enfim.., muitas aterragens de emergência foram feitas à custa dos limites do combustível, e muita água correu à conta da suposta falta de segurança que tem, indubitavelmente de pautar, numa indústria do género.
A Ryanair era caso de estudo nas universidades de gestão por ser, supostamente, um caso de sucesso num mercado altamente competitivo. Pois é meus amigos. Mas as conclusões foram tiradas cedo demais. O regime praticado pelo sr. Michael O'Leary aproximava-se da escravatura. Era o vale tudo à conta de salários mais baixos, trabalho até aguentarem, segurança nos mínimos obrigatórios. Só que um dia as pessoas quebram, e deitam a toalha ao chão. Tanto abusou que agora os voos cancelados são aos milhares, e uma imagem que muito dificilmente se irá endireitar.  Este senhor joga no mesmo campeonato que uns certos senhores da Altice, que vêm para os jornais dizer que não gostam de pagar salários e que tentam sempre dar o mínimo possível. 
Eu cá, estou muito feliz com o que se está a passar na Ryanair. Estas pessoas não podem ser premiadas pela sociedade, mas sim esmagadas, afastadas, excomungadas. Não podemos aceitar a política do vale tudo, enterrar os nossos valores e não ter um mínimo de dignidade humana pelos trabalhadores.
Clap, clap, clap para o pessoal desta companhia que teve a coragem para dizer "Basta!!!"
E devíamos todos dizer o mesmo a todas as situações do mesmo género. Não sou nenhuma sindicalista, nunca o fui, e provavelmente nunca o serei. Mas para além de todos os deveres também temos direitos. Como trabalhadores e, acima de tudo, como cidadãos.

Nenhum comentário: