sábado, 9 de maio de 2020

Empada de frango (restos)



Para aproveitar sobras de frango assado, ficou ótima:

Massa
300g de farinha ( usei farinha normal e farinha de espelta)
1 ovo
30ml de água tépida
40ml de vinho branco
30g de manteiga amolecida
sal q.b.
1 saqueta de levedura seca  - cerca de 5 gramas

Recheio
450g de sobras de frango de churrasco (já desfiado e limpos de peles e ossos)
1/2 cenoura
1 lata de milho cozido pequena
Salsa picada q.b
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
50ml de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha
150ml de leite


Preparação:

Para a massa, coloque numa taça a água tépida, o vinho branco, a manteiga, um pouco de sal e a levedura seca. Misture bem até que tudo se dissolva mais ou menos. Junte depois a farinha e o ovo inteiro e amasse bem durante alguns minutos até obter uma bola de massa lisa e elástica (poderá amassar com a batedeira usado para isso as pás próprias). Forme uma bola, coloque numa taça, tape com um pano e deixe repousar 30 minutos.

Prepare depois o recheio. Pique finamente a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num pouco de azeite. Acrescente depois o frango desfiado e o vinho branco,  envolvendo bem, e deixe cozinhar uns minutos no refogado. Polvilhe depois com a farinha e acrescente o leite de modo a ficar com um recheio cremoso. Adicione a cenoura ralada, o milho escorrido e a salsa picada. Retifique de sal e pimenta e tempere a gosto com a noz moscada. Reserve e deixe arrefecer um pouco antes de usar.
Retire cerca de 2/3 da massa e forre uma tarteira previamente untada com margarina.
Coloque depois o recheio e tape com a restante massa previamente estendida com a ajuda de um rolo. Coloque sobre a massa recheada e feche bem as duas massas pressionando com a ponta dos dedos.
Faça uns riscos com uma faca e pincele com ovo batido.
Leve a cozinhar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos ou até que a empada esteja bem cozinhada e dourada. 

Bom Apetite!

Nenhum comentário: