domingo, 24 de março de 2013

Hambúrguer de Salmão em bruschetta de tomate

Gosto de receitas simples para o jantar de domingo. Raramente me apetece cozinhar e, não fosse o facto de ter de alimentar 2 passarinhos com comida de jeito, era pessoa para comer só uma sopinha e uns ovinhos mexidos no pão.
Apetecia-me algo com peixe, mas nada de mundano. Após algumas pesquisas fiz estes hambúrgueres de salmão inspirados numa receita do Henrique Sá Pessoa. Ficaram TÃO bons, que era capaz de ter comido o dobro da receita.
Fica para repetir muitas vezes a partir de hoje.































Ingredientes (Para 2 pessoas):

350g de lombo de salmão
cebolinho picado q.b
1/2 cebola
1 c. sopa de molho de soja
1 gema de ovo
umas gotas de sumo de limão
sal q.b
3 fatias de pão de mistura
2 tomates para salada, pequenos
orégãos q.b
azeite q.b
alho moído q.b
maionaise q.b

Comece por cortar o salmão em bocadinhos bem miudinhos. Coloque-os numa taça e junte o cebolinho picado. Corte a cebola muito bem picadinha para não se sentir ao comer, e junte ao salmão. Envolva tudo e deite o molho de soja. Junte uma pitada de sal, umas gotas de sumo de limão e a gema de ovo. Mexa tudo muito bem e reserve.
Numa frigideira anti aderente coloque um fio de azeite e aqueça. Molde hambúrgueres com o preparado de salmão e deite na frigideira. Não se preocupe com o facto desta mistura ficar bem húmida. Deixe-os fritar em lume brando dos 2 lados, virando com a ajuda de uma escumadeira para não se escangalharem.
À parte, coloque as fatias de pão numa torradeira para tostarem um pouco. Regue-as com um fio de azeite e com o alho moído. Coloque rodelas de tomate por cima e polvilhe com sal e orégãos.
Por cima de cada pão, coloque o hambúrguer de atum já devidamente escorrido.
Deite um pouquinho de maionaise e sirva de imediato.

Bom apetite!

Um comentário:

comidinhas da elsa disse...

É uma óptima sugestão, sem duvida um prato delicioso.
Beijocas