sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pizza para miúdos e graúdos

Hoje foi dia de pizza. Uma para os miúdos, outra para os graúdos. A primeira foram eles que me ajudaram a fazê-la, colocando todos os ingredientes. Já a segunda foi feita por mim, em mais uma experiência do Henrique Sá Pessoa.
Costumo ser eu a fazer a massa da pizza, mas desta vez usei de compra. Se quiserem a receita da massa está aqui.
Ei-las:

Pizza para os miúdos:
 Pizza para os graúdos:


















Pizza para Miúdos - Ingredientes:

1 base de massa para pizza
150g de fiambre de perú às tirinhas
3 salsichas cortadas às rodelas
5 ovinhos de codorniz
queijo mozzarela ralado q.b

molho de tomate: Junte 1/2 cebola picada, 1 dente de alho picado e azeite num tacho. Deixe refogar um pouco e junte 3 c. sopa de polpa de tomate. Junte uma folha de louro, um fio de vinho branco e deixe apurar. No fim, acrescente orégãos moídos. Triture o molho com a varinha mágica e reserve.

Coloque a base da pizza sobre um prato de ir ao forno, tendo o cuidado de espalhar sobre ele uma boa dose de farinha para que a pizza não fique pegada ao prato quando sair do forno. Espalhe o molho de tomate sobre a base da pizza com a ajuda de uma colher. Por cima deixe os miúdos colocarem o fiambre e as salsichas às rodelas. Parta os ovinhos de codorniz e deite-os sobre a pizza. Por fim, polvilhe com queijo mozzarela ralado tendo cuidado para não cobrir os ovinhos.
Leve a forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 15 minutos. Os ovinhos não devem assar por completo para que o seu molho se espalhe ao comer.
Uma delícia.

Pizza para os graúdos - Ingredientes:

1 cebola roxa
1 c. sopa de açúcar mascavado
1 bola de queijo mozzarela de búfala fresco
4 fatias fininhas de presunto
queijo mozzarela ralado q.b
folhas de manjericão fresco
azeite q.b

Comece por caramelizar a cebola. Corte-a às rodelas e coloque-a numa frigideira com um fio de azeite e deixe refogar. Junte o açúcar mascavado e deixe cozinhar em lume brando cerca de 5 a 8 minutos sem deixar queimar.
Pincele a base da pizza com azeite. Coloque sobre ela as rodelas da mozzarela fresca e depois a cebola caramelizada. Coloque as fatias de presunto de forma grosseira (sem serem esticadas) e, por fim, polvilhe com o queijo mozzarela ralado. Polvilhe com o manjericão e dê um toque final com um fio de azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 15 minutos.

Esta pizza é completamente diferente das que tinha comido até hoje, mas tem realmente um sabor diferente e agradável. Não há dúvida que qualquer receita que seja dada pelo tio Henrique é sempre boa.

Um ótimo apetite a todas!

Hunter e o preço pela moda

Seriously!
Como é que é possível alguém dar 79,92€ (preço de saldo) por estas botas?

São feias, grotescas, e apropriadas talvez para quem trabalha no campo. Nunca para uma mulher que se pavoneie na cidade.
Vi-as à venda na Internet e fiquei boquiaberta. Mas alguém dá este dinheiro por isto? E se não tivesse aquele retângulozinho vermelho e branco com letras azuis no cimo? Nem 20€ davam, não era?
Seriously....por isso às vezes fico tão revoltada com certas atitudes!
FEI-AS! E "Prontos"!

Continuação

Ah...e esqueci-me de dizer que também eu acabei por meter o pé na poça, e ainda agora tenho o pé molhado. Atendendo ao facto de estar no limbo de uma constipação, já sei o que me espera o fim de semana.

Rainning and Kids: Chaos!

Manhã de frio. Chuva. Trânsito Caótico. Estacionamento impossível. Vestir casacos a 2 crianças dentro do carro porque cá fora chovia a potes. Sair do carro com o meu chapéu em riste. Garantir que à medida que cada um deles saía do carro, o seu respetivo chapéu já estava aberto cá fora, à sua espera. Saem do carro aos tropeções para não cair logo diretamente com o pé na poça de água mesmo junto ao passeio. Gerir 3 chapéus de chuva no passeio, e garantir que ainda há espaço para os outros transeuntes passarem. Alertar para cada poça de água que se apresentava à frente e mesmo assim, ter de dar um puxão na filha para não colocar lá mesmo o pé no meio. Mochila aos tropeções no meio dos pés e na tentativa frustrada de a manter acima do solo na outra mão que está livre, mas cansada. Chapéu da miúda que não cabe na porta e estraga de imediato uma das varetas. Entrego finalmente os miúdos na escola! Ufa! Assim que passo a porta novamente para a rua, pára de imediato de chover, e tudo fica mais simples. E a isto se chama sentido de oportunidade para me lixar o início da manhã, pois 5 minutos a menos de chuva e tudo teria sido tão diferente!

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Neste momento, pareço esta!


Uma pucca de faces bem rosadas. Está quentinho onde me encontro e fui aquecendo de tal forma, que tenho as bochechas a ferver. Estou, portanto, uma boneca fofinha. Não tarda vêm apertar-me as bochechinhas e perguntar-me se não quero uma bolachinha.
Chuak!

Salt Sensity

Ando muito sensível ao Sal. Sempre que como fora de casa, é rara a vez em que não acho a comida salgada. Ou é a sopa que está um pouco carregada ou é a comida que está no limite do sustentável por mim, há sempre pelo menos uma parte da refeição que não está ao meu gosto. É verdade que não sou menina de muito sal, e que ultimamente tenho vindo a ganhar ainda mais cuidado nas doses de sal que coloco na comida. Há que ter cuidado com a saúde e sabemos que o sal não é nosso amigo.
A modos que é isto. Acabo por passar toda a santa tarde a beber água. O que não é necessariamente mau, que eu bebo muito pouca água para aquilo que deveria, mas ainda assim, estar constantemente a sentir a boca seca, e o corpo impregnado de doses demasiado elevadas de sal, é chato.

E a 2 semanas de fazer 7 anos

Já lhe caíram os 8 dentes de leite correspondentes aos 4 incisivos de cima e de baixo. Tão cedinho que o meu petiz ficou desdentado.
Ele está radiante. Eu já desisti de chorar pelo meu bebé grande! Já o avisei que os próximos dentes a caírem (os caninos), só deverão cair depois dos 10 anos. Ainda assim tenho dúvidas, dado que o rapaz anda muito precoce no que à dentadura diz respeito.
Lá dizia o outro....Oh tempo, volta para trás.....

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Gosto desta gaiata

Da Luísa Sobral.


Ou melhor, não gosto propriamente da gaiata, mas sim da música e voz dela. Uma voz metálica, afinadíssima e melódica que, na onda jazz dela, são divinais para mim. Em português ou em inglês, gosto de ambos os registos. Não me pareceu ser propriamente a simpatia em pessoa, pelas entrevistas que já vi dela. Também não é propriamente uma boa conversadeira. Daí que não cative como pessoa. Ou pelo menos a mim não me cativou. Mas como a profissão dela é cantar, interessa é que cante bem. E eu adoro ouvi-la. É um calmante para a minha alma.
Muito bem Luisinha!

Iglu

Estou como este aqui de baixo:


É que estive 2 horas enfiada numa sala inacreditavelmente fria! Tenho os pés quais blocos de gelo moldados às botas e o corpo a recuperar de uma hipotermia.
Jesus!
Após sair dali, até na rua me pareceu verão. Este tipo de construções em Portugal que nem o mínimo de isolamento têm, são mais que muitas. Imaginem se assim fosse nos países nórdicos. 
Nós temos mesmo de mudar muita coisa no nosso País. Oh, se temos!


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Hum?

A única frase que me apraz dizer de momento é:
"A Maturidade não abunda para os lados deste casal."
 E é só!


Olha o melão.....

Acabei de descobrir neste momento, às 21:00h, que andei o dia inteiro com a minha camisola de lã ao contrário. Sim, as costas para a frente e a frente para trás. Tanto assim que acabei de descobrir a etiqueta a ver-se quando levantei ligeiramente a gola proeminente que tem. Ainda bem que a gola é grandinha e não a ando a levantar a toda a hora. Caso contrário tinha feito umas lindas figuras todo o santo dia.

A mentira

Lidar com pessoas mentirosas é horrível. Em criança tive uma amiga assim, que mentia com todos os dentes que tinha, e em cada frase que saía daquela boquinha, metade (ou mais), devia ser mentira. Acabei por deixar de acreditar em qualquer coisa que dissesse. Foi triste, porque gostava dela, era minha amiga, mas mentir estava-lhe no sangue, era mais forte do que ela. Agora, tantos anos depois, volto a ter de lidar com a mentira mas, com adultos. E é terrível. É a incapacidade de poder argumentar contra algo que sei que é mentira, mas não a posso chamar de mentirosa, que seria demasiado mal. É ter de conviver com declarações que me fazem ir para a direita, sabendo que o caminho certo pode ser a esquerda. É demolidor, castrante mesmo. O que me havia de estar guardado, senhores.

Do Orçamento....

Tinha uma réstia de esperança que o orçamento de estado para 2013 não chegasse a ser aprovado. Se calhar esta minha esperança era mesmo um disparate. Mas ainda acreditava que algo pudesse mudar e que a pobreza a que nos estão a obrigar a viver roubando-nos (sim, que é mesmo um roubo) descaradamente o nosso dinheiro, não fosse levada a cabo. Estou muito preocupada. Acho que o ano 2013 irá ser um ano "horribilis" para todos nós. A não ser que saiam coelhos da cartola (como aquela do IRC baixar para menos de metade), serão empresas a fechar, desemprego a aumentar e a miséria a vir à tona. Estou muito preocupada.  E tenho medo!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O meu jantar divino

Com este rolo de carne.
A receita já a postei há muito tempo (aqui) e já nem me lembrava dela. Mas hoje foi o que resolvi fazer, tal e qual aqui está, tirando o facto de colocar cebola roxa em vez de cebola normal a cobrir o tabuleiro de forno. Esta substituição resolvi fazê-la depois de ouvir o Henrique Sá Pessoa referir, vezes sem conta, que prefere esta cebola por ser mais doce. E digo-vos que, mais uma vez, tem toda a razão. O sabor marca realmente a diferença. Ficou tão bom......!!!!
E coloquei umas batatitas também aos palitos para assar ao mesmo tempo que o rolo de carne.
Até lambemos os dedos!


Repete-se o ciclo do gelo

Todos os anos, desde há uns 4 anos para trás, é sempre assim.
Temperaturas quentes até outubro, depois amenas até novembro e, ao chegar a dezembro, é o gelo completo. A temperatura cai a pique, apanha-nos a todos desprevenidos, a malta cai à cama com gripes e constipações e é ver os aquecedores lá de casa a trabalharem no duro a partir do final da tarde.
Em boa verdade 12º não é assim tão pouco (temperatura que marcava o meu carro quando entrei nele e até tremi ao tirar o casaco). Seriam temperaturas de verão para uma Filândia. Mas o nosso frio é húmido com'ó caraças e aquilo entranha-se pelos ossos acima. Dói. E eu não gosto do frio. Buáaááá!!!

Monday and a Flu

Estou quase, quase, mas mesmo quase quase, a iniciar uma constipação. Estou ali no limbo de uma aragem, de uma corrente de ar ligeira. Ou seja, se me distraio, já foste!
Pelo sim, pelo não, vou tomar o meu cházinho milagroso para ver se me ajuda nesta luta inglória contra bichos invisíveis.
Onde andas tu meu verão?

domingo, 25 de novembro de 2012

Embrulhos de Peixe com salada de tomate e rúcula

Mais uma boa receita para aproveitar restos de peixe. No meu caso, sobrou-me meia dourada grelhada do dia anterior, ao que juntei mais umas coisitas para formar um jantar leve e saboroso de domingo.
























Ingredientes (dá para 4 embrulhos - 2 pessoas):

1/2 dourada grelhada (ou outros restos de peixe)
4 camarões calibre 40/60
2 palitos de delícias do mar
1 alho francês
azeite q.b
1/2 cubo de caldo de peixe
farinha q.b
2 c. sopa de natas de soja
2 folhas de massa filo

Para a salada:
3 tomates
orégãos em pó
sal fino
azeite q.b

Corte o alho francês longitudinalmente e em cruz para que, ao cortá-lo às rodelas, saiam pedacinhos pequenos. Deite-o numa frigideira larga e regue com azeite (uma dose generosa). Leve ao lume para refogar alguns minutos até que esteja cozinhado e junte o peixe desfiado e livre de espinhas. Envolva tudo e junte o caldo de peixe. Vá mexendo (em lume brando) para que este se dissolva e fique tudo muito bem envolvido. Por fim, junte os camarões descascados e partidos em 4, e as delícias do mar às fatias. Envolva tudo novamente e polvilhe com farinha até que ensope o molho que entretanto se foi formando. Junte as natas de soja e torne a envolver com cuidado só para que o preparado fique cremoso mas não líquido.
Abra as folhas de massa filo com cuidado e corte-as em 2. Em cada pedaço de folha, coloque um pouco do preparado e embrulhe-o dando voltas com a massa filo até que fique mesmo como se fosse um pastel de tentúgal. Dobre as pontas e pincele-as com um pouco de azeite para colarem.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 10 minutos ou até que os embrulhos estejam douradinhos.

Sirva com uma salada de tomate e rúcula: Corte o tomate às rodelas e coloque-o numa travessa. Polvilhe com sal fino, azeite e orégãos em pó. Junte a rúcula por cima e regue com mais um fio de azeite.

Bom apetite!

Boring Weekend

Conseguiu estar a chover praticamente todo o fim de semana sem parar. Um feito difícil para os dias climáticos dos nossos tempos. Não fiz nada de jeito, sem ser ter acabado de escolher as fotos do meu book fotográfico feito há já 2 meses. Andei à procura de botas que não encontrei e continuo a não ter uma única prenda de natal comprada.
Boring Weekend! 


sábado, 24 de novembro de 2012

Em busca das botas perdidas

Mais uma tarde de um lado para o outro de volta das sapatarias. Mais uma tarde no calça, descalça, e não há meio. Não há botas para mim. As únicas de que gosto não há o meu número. O resto não me apaixona. E eu sou mulher de comprar só realmente aquilo que gosto MESMO, porque o dinheirinho não cai do céu.
Raios partam as botas!!!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

As crianças são tããããão verdadeiras

O que eu me ri, assim que vi estas lindas frases (principalmente a 2ª) no livro do meu filho....


O Natal está a Chegar não tarda

E começam as minhas borbulhas na barriga.
Não, não é a ansiedade de ver ou esperar pelo Pai Natal. É a ansiedade e o stress associados à época de compras que precede tão nobre e angelical consoada.
Este ano já estou atrasada. Nesta altura já costumo ter comprado, pelo menos, 25% das prendas totais. Mas este ano não tenho nem uma. E nem tenho ainda lista. Sinceramente pagava (se fosse pouco, claro) a alguém para me ir fazer as compras e Natal. O-DEI-O.
Não me consigo abstrair e achar esta época bonita. Não consigo.

TGIF

Dói-me a cabeça.
Almocei há menos de 3 horas e já estou com fome.
O dia está de um cinzento rato assustador.
Não me posso mexer muito para a cabeça não doer ainda mais, de forma intermitente tipo luz de ambulância.
As pessoas que me rodeiam andam muito estranhas e demasiado nervosas.
Só saem disparates de todo o lado, dado o histerismo coletivo que se vive à volta da crise.
E ainda bem que é 6ª feira.
Para ver se acalmamos todos um bocadinho no fim de semana.
Inté!

Já agora... Alguém me quer dar umas dicas para eu não ter de pensar muito no jantar de hoje?

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Álvaro Santos Pereira

Este homem anda em grande tensão. Ora vejam a imagem abaixo:


Quase não tem pescoço, dados os ombros extremamente subidos e tensos (e eu sei do que falo pois bem sofro do mesmo mal). O ar dele, é de um cachorrinho desamparado com olhos de quem pede um perdão gigante. Quase consigo imaginar na sua frente, um qualquer vicking europeu de bastão de picos na mão e máscara de ferro com cornos de touro.
A sério. Coitadinho! Vem-me este jovem do Canadá de família às costas para salvar Portugal, e vai-se a ver, só leva é maus juízos de gente mal agradecida. Era tão fácil quando se escrevia no blog sobre a economia e as finanças não era Alvarinho? Pois é! Mas quando se chega aos meandros da política, a dança é outra. É o vira que roda, que ganha sempre o mesmo e se espezinha quem perde. É a vida!

Filetes de peixe gato no forno

Não costumo comprar estes filetes devido às notícias que circulavam em tempos, sobre o habitat pouco higiénico onde estes peixes eram criados. Mas vieram cá parar a casa por engano, e em abono de verdade, são muito bons, não têm peles nem espinhas, o que até dá um certo (muito) jeito.
Não os queria fritar, pelo que de pesquisa em pesquisa, lá achei uma boa receita no petitchef que me serviu de inspiração. Ficaram muito bons.


Ingredientes (Para 2 a 3 pessoas):

3 filetes de peixe gato
sal e pimenta q.b
azeite q.b
vinho branco q.b
pão ralado q.b
salsa q.b

Tempere os filetes com sal e pimenta, regue com um pouco de vinho branco e polvilhe de salsa picada. Reserve.
Num pirex de ir ao forno, disponha os filetes regados com um fio de azeite e polvilhe-os de pão ralado. Leve ao forno cerca de 20 minutos ou até estarem tostadinhos.
Sirva com arroz de tomate malandrinho e uma salada mista.

Bom apetite!


Nuno Santos sai da RTP

Parece que é a grande notícia do dia de hoje.
Inveja tenho eu desta gente que por pouco se pode demitir. É porque sabe certamente que não lhe vai faltar comida na mesa, e que rapidamente lhe aparecem mais uns tachos pela frente. Chateia-se, Demite-se. Não há cá lugar para aturar os desconfortos, por mínimos que sejam.
Quem me dera!

Constatações

Há pessoas com perto de 50 anos, que têm menos respeito e maturidade que os meus filhos.
A sério. Eu compro paciência...a quem ainda a tiver em bom estado.
Seriously!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Olhem

De vos dizer que hoje fiz uma nova receita de bifanas e um crumble de marmelo para o jantar, e que me esqueci de tirar as fotos para as postar aqui. Só me lembrei já a comidinha estava no bucho e era tarde demais.
Ohhhhhhhhhh!!!!
Mas não chorem. Nem tudo está perdido. O crumble tirei-o daqui e fiz tal e qual. Por isso posso comprovar com toda a certeza que estava bom, e que nem os miúdos me chatearam com os frutos secos.
Já as bifanas, tiveram ali muita invenção minha pelo meio, pelo que ficará para a próxima, tá?
Bjocas.

Afinal o presépio também tem mentiras


"Papa reafirma virgindade de Maria e diz que o burro e a vaca não estavam no presépio"

"A virgindade da mãe de Jesus Cristo é uma verdade “inequívoca” da fé. Os católicos já o sabiam, mas a doutrina é reafirmada pelo Papa Bento XVI que, num livro posto à venda esta quarta-feira, afirma também que não havia burro nem vaca no presépio de Belém."

in Público

Olhem, ainda bem que o meu presépio só tem a Maria (e que não há dúvidas de que era virgem), o José e o menino Jesus.
Caso tivesse ainda a vaca e o burro lá teria eu de os mandar embora para o fundo de desemprego.
Agora uma pergunta de algibeira....
Então se não havia burro, quem foi afinal quem aqueceu o menino nas palhinhas? Que grande trapalhada me saiu esta história toda. Agora o que vão contar ao meu filho na catequese? 

E vem o aviãozinho no ar.....

Nos últimos tempos tenho tido o prazer de, de vez em quando, passar de carro na estrada paralela à pista do aeroporto de Lisboa. E digo-vos: Aquilo é cá uma pica ver os aviões a descer, que me passo toda. A sério, compreendo perfeitamente aqueles "maluquinhos" que se dão ao trabalho de ficar ali, encostados à rede que separa a área de aeroporto das áreas comuns, de máquina fotográfica em punho, a ver os aviões a poisar.
É ver uma luzinha ao longe, que depressa se torna numa luz mais viva, que se alinha com a pista, que está mesmo ali ao nosso lado e ao mesmo tempo tão distante ainda, e que depressa se coloca direitinho e a uma velocidade constante e altitude decrescente a sobrevoar todo aquele alcatrão que há-de ser o seu poiso dali a alguns segundos.
A sério: Aquilo é lindo! É quase um momento mágico ver aquele monstro dos ares, descer e aterrar com tamanha suavidade. Por mais que veja, aquilo é sempre uma emoção. É lindo! E percebo a panca que muita gente tem por aviões. E eu que sou gaja, assumo que também tenho um bocadinho. Porque aquela visão diária e mágica da aterragem, é simplesmente um feito humano do caraças!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Estou com a neura

Não há meio de conseguir comprar umas botas pretas, de cano alto, de salto alto e elegante, e que não me custem para cima de um dinheirão.
Hoje experimentei várias e, ou não tinham o meu número, ou me ficavam mal, ou o preço não era para a minha bolsa. As botas de cano alto que tenho, estão quase a deixar-me de salto partido no meio da rua, já para não falar do mau aspeto que têm.
Que raiva, pá!!!!

Emigration #2

Ora tal como o prometido, aqui fica a atualização à data de hoje, data na qual tenho mais um item a acrescentar à lista:

A Lista anterior era:

- Bélgica: 1
- França: 1
- Inglaterra: 2

A nova lista é:

- Bélgica: 1
- França: 1
- Inglaterra: 2
- Luxemburgo: 1


E até ao próximo Emigration Report

Os preços realmente baixam

Há 10 anos atrás, um corte de cabelo meu com lavagem e brushing custava-me 22 euros no meu cabeleireiro lá da zona, inserido num centro comercial. Aos dias de hoje, já não vou a esse cabeleireiro porque me fica fora de mão, mas costumo ir a um outro também muito parecido e inserido também num centro comercial, e com o mesmo tipo de atendimento.
Aos dias de hoje, o meu corte de cabelo, igualmente com lavagem e brushing custa-me 17€. É estranho não é? Não coloco produtos nenhuns extra, nem creme nas pontas nem o diabo a 4 que me tentam impingir, mas é só para se ter uma noção de quanto, por vezes, nos inflacionam os serviços por pura ganância.
Quando a economia aperta, vai-se a ver e afinal, afinal, é tudo mais barato.
E pronto. Era só para partilhar convosco!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Paulo Morais - Mais um corajoso e candidato à minha simpatia

Convido-vos a verem este vídeo, que vale realmente a pena para perceberem onde estamos enfiados. Não que não soubéssemos já, mas ainda assim quanto mais certezas houverem, mais confiantes estamos em correr com aqueles desgraçados do poder para fora. Sinto que estamos na ponta do iceberg no que à divulgação de casos destes diz respeito. Já pensaram no que sucederá se todos viermos para a rua (quem diz para a rua, diz para os media) fazer denúncias destas? O que fazem os corruptos no poder? Acham que os cidadãos vão continuar a votar PS /PSD?
Abram os olhos! O povo, se quiser, é soberano!




Estou seca

A pizza tinha presunto e já me arrependi de tal escolha. Sinto-me seca até ao tutano. Bebo litros de água e continuo a sentir-me completamente sequiosa (isto até me soa mal, senhores). Tenho os lábios sem uma ponta de hidratação e por mais água que engula, a coisa mantém-se.

O lado positivo: Hoje devo cumprir com os mililitros de água que dizem que o corpo humano precisa, mas que o meu, não sei porquê, nunca mos pede.

E para começarmos menos mal

Fui comer uma pizza ao Di Casa, um restaurante italiano no Parque das Nações cuja massa de pizza é fininha como eu gosto, estaladiça como eu gosto, e não fico com a pança cheia a ponto de se me rebentar um botão das calças.
Tão bom!

Mais uma semana, mais um inferno

Tendo em conta a forma como a semana passada acabou, nem sei como consegui ter forças para me levantar de manhã.
Haja saúde, e esperança num mundo melhor.

domingo, 18 de novembro de 2012

Codornizes com molho de vinho do Porto

Estava no talho e a senhora à minha frente pediu codornizes. Eu olhei para elas, e resolvi pedir também, mesmo sem saber de que maneira as iria cozinhar.
Andei aqui por casa a ver receitas num lado e noutro, e a quantidade de receitas todas com molho de vinho do porto eram mais que muitas. Lá resolvi fazer esta versão, tirando umas ideias daqui e dali. Devo dizer que fiquei fã, os meus filhos também adoraram o molho, exceto o meu homem que o achou um bocado esquisito.




















Ingredientes (Para 2 pessoas):

4 codornizes
1 cebola pequena
1 dente de alho
100ml de vinho do porto
umas folhinhas de alecrim
sal e pimenta q.b
azeite q.b

Comece por temperar as codornizes abertas com sal, pimenta e um fio de azeite. Numa frigideira larga, deite mais um fio de azeite e leve as codornizes a grelhar, deixando-as ganhar um bocadinho de cor, mas sem deixar cozinhar demasiado para que a carne não fique muito seca.
Numa outra frigideira, deite a cebola e o alho bem picadinhos e regue com azeite. Deixe refogar até que a cebola comece a ficar transparente e junte o vinho do porto. Deite apenas uma pitadinha de sal e pimenta e as folhas de alecrim. Deixe a cozinhar em lume brando até que o molho reduza e fique um pouco mais grosso.
Retire do lume, disponha por cima das codornizes e dirva com um puré de batata.

Bom apetite!

sábado, 17 de novembro de 2012

José Gomes Ferreira no Alta Definição

Há pouco estive a ver o nosso defensor do povo, José Gomes Ferreira, no programa Alta Definição. Eu já gostava dele, como aliás já aqui o tinha dito. Mas a partir de hoje ainda gosto mais. Ao ouvi-lo percebi o quanto é parecido com a minha forma de pensar. É que é tal e qual. Concordei a 100% com todas as palavras que disse, com todos os valores que defende. É que é limpinho sem espinhas!
A-DO-REI.
E viva o José Gomes Ferreira.


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Xiiiii !!!! Estamos ricos !!!!

Vejam bem o espetáculo que é, o governo ter-nos folgado em 0,5% da taxa de IRS no próximo ano. Significa que em vez de termos para aí uma taxa de 45% de impostos, temos a prenda GIGANTE de passar para 44,5%.
Xinapá... estou capaz de pespegar um chocho valente na boca do Vítor Gaspar... no mínimo.

Sometimes people break

Lembro-me desta frase dita por um senhor inglês aquando do famoso caso Madeleine Mccan. Lembro-me desta frase dita no contexto em que as pessoas por vezes já não aguentam a pressão em que vivem, e deixam cair completamente a máscara que usam, deixando ficar a descoberto as suas verdades mais profundas. Às vezes as pessoas quebram, e hoje, eu quebrei. Quebrei, porque as minhas hormonas de gaja não me deixaram continuar a lutar por uma postura séria e durona, e quebrei. Desatei a chorar no trabalho em frente a uma colega (menos mal que era gaja e compreende esta cena das hormonas e das sensibilidades) e lá tive de desabafar um bocado. Sometimes people Break...

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

SunçãoZinha

Não gostava de me chamar Assunção Cristas. Não gostava.
Assunção é assim um nome demasiado virado para a espiritualidade, para um lado angelical que a pessoa pode não ter, e ter o fardo na vida de um nome com tamanha conotação social.
Já a parte do "Cristas", vem alicerçar aquela vertente típica feminina a virar para o galináceo.
O que, dada a figura de quem se fala, e dada a imagem da senhora, não é de todo descabido. O ar angelical hão-de concordar comigo que a senhora tem. Já a parte da galinha é que tenho dificuldade em descobrir. Principalmente porque a senhora ministra tem uma voz grave, num tom coloquial, e não a estou a ver de mão à cintura, com gestos grotescos e conversa desregrada. Mas pronto. Hoje apeteceu-me falar dela. E coitada que tem levado cada açoite do povo....


Já tive mais uma noticiazinha ....

E foi boazinha. Estou a começar a ficar contentinha com as pequenas migalhinhas que vou ouvindo. Só espero não dar um tombo depois do crescendo de expetativas. E tantos "inhos" nas minhas palavrinhas...

Na ânsia por notícias

A minha vida, nos últimos dias, ganhou uma quota parte de ansiedade por notícias. Qualquer uma que seja, que tenha umas determinadas palavrinhas chave e que terá implicações na minha vida futura. Aguardo, ansiosamente, que alguém me dê mais dados do que aqueles que são oficiais, que seja publicado algo que me venha a dar novas pistas. É a minha janelinha de fuga dentro do túnel quase sem saída onde estou colocada.
Cheguem notícias...e boas, por favor!

Partida Climatérica

Mas alguém sabia da tempestade que ia ocorrer hoje durante o dia?
Saí de casa com um sol lindo, uma temperatura não muito fria, e agora, à hora de almoço, cai água gelada, está uma ventania de levantar pessoas levezinhas, e a luz natural foi-se. Parece noite.
Não vai acontecer nenhum tornado, nem tufão, nem nenhuma tempestade esquisita pois não? Não, pois não? Hum? Não.....
Ai que medo!!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

As minhas receitinhas

Não sendo este um blog de culinária, começo no entanto a ter um portefólio de receitas interessantes. E digo isto porque quando chego a casa desesperada com o que hei-de fazer para o jantar, tal como me aconteceu hoje, é bom carregar ali do lado direito num qualquer ingrediente que me esteja à mão, e verificar que tenho já uma listinha considerável de receitas que me são apropriadas. Boas (porque caso contrário não as postava aqui), rápidas (para mulheres atarefadas como eu), e simples para que não sejam logo rejeitadas à priori pelos membros mais júniores cá de casa.
E foi o que aconteceu hoje. Queria comer lulas, mas não me apetecia o arroz tradicional das ditas. Fui à procura ali do lado direito e lá me surgiu esta receitinha, da qual já nem me lembrava, e que ficou novamente tãããããooooo boa! :)

Bom apetite para vocês!

Ah, pois é! Hoje há greve

Olhem que nem me lembrava. Saí uns minutinhos mais cedo de casa a achar que ía ser o verdadeiro caos. Até coloquei a hipótese de não me deixarem trabalhar, que há por aí muita malta maluquinha que fica possessa quando nos recusamos a fazer greve. Mas não. O trânsito estava normalíssimo (até achei que estava melhor). Quando entrei ao serviço vi na rua uma concentraçãozita com meia dúzia de gatos pingados com ar de quem estava a fazer greve (mas estavam muito caladitos e sozinhos), e o trabalho tem decorrido com toda a normalidade. Estava à espera de muito ruído. De luta, de sangue, do diabo a sete. Mas não! Ficou tudo muito quieto. Acho que esta greve não deve ter pegado grande coisa. O que também não abona muito a favor de quem as convoca.
Que tal mudarmos o mote e, em vez de estarmos sempre contra a austeridade, estarmos contra os nossos governantes corruptos, egoístas e mafiosos? Acho que temos mesmo de repensar as nossas lutas!

Há 6 anos atrás

Vinha, pela primeira vez, trabalhar para o meu atual empregador. Durante estes 6 anos, aconteceram muitas coisas, e não tem sido nada fácil conseguir objetivos tendo de contornar grandes obstáculos diariamente. Cresci muito profissionalmente, mas cresci sozinha, através das "lambadas" que fui levando daqui e dali. Lembro-me de há um ano estar aqui a escrever sobre este mesmo assunto, e a revelar que passados 5 anos, eu queria ainda fazer muita coisa e estava pronta para mais desafios que me quisessem dar. Mas hoje o meu discurso é outro. Um ano depois de estar a escrever cheia de orgulho e de vontade de trabalhar, o meu discurso revela-se agora desanimador e sem grandes esperanças. Este último ano de crise intensa não tem ajudado e o próximo ano avizinha-se bem pior. Existe uma grande probabilidade de eu ficar desempregada como tantos outros ou de me passar de vez com isto e ir à procura de outros desafios. Não sabendo bem quais. Oxalá esteja eu enganada. Oxalá isto me volte a animar, dê uma reviravolta boa e me volte a colocar em marcha produtiva. Por agora resta-me ir levando, e envolver-me mesmo só um dia de cada vez.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Bolo de Maçã

Um bolinho de Outono para aproveitar as muitas maçãs que nos vão ofertando. É tão fácil, rápido e saboroso que é obrigatório experimentar. Ora vejam:




















Ingredientes:

4 Maçãs
4 c.sopa açúcar
4 c. sopa de farinha
4 ovos
1 c.chá fermento
1/2 cálice de vinho de Porto (opcional) e desta vez não usei

Cortar a maçã descascada em pedaços pequenos, e juntar todos os outros ingredientes. Mexer e envolver tudo muito bem e deitar numa forma untada com margarina e farinha.
Levar ao forno a 200º até que o palito saia seco.

Um ótimo acompanhamento para uma chávena de chá ao serão.

Bom apetite!

A vida ERA bela....


Fui uma cliente desta empresa, tanto como oferecedora de experiências, como de usufruidora. Achei que a empresa tinha atingido um pico tal, que já nada a faria demover. Mas pelos vistos, enganei-me. E ruiu por ali abaixo de um momento para o outro.
É pena! Porque a vida é mesmo bela.

Anúncio Yorn

A sério....
Que porcaria é esta?


Que raio de mensagem se passa com um anúncio destes?
Estarei eu a ficar velha de mais para o perceber?
J'esus!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Um marco de crescimento

Andava a chatear-me há semanas que queria um brinquedo, que disparava assim e assado, que isto, que aquilo, que os colegas também tinham, etc, etc, etc. Eu dizia-lhe que não, que agora havia pouco dinheiro, que tínhamos de poupar. Quando víamos televisão e davam anúncios ao bendito do brinquedo, lá vinha ele novamente com a conversa. Confesso que, pela TV, me pareceu um brinquedo bem mais elaborado. Até que ele pediu para comprar com o seu dinheiro. Torci o nariz, e atendendo ao que tinha visto na TV, achei que ele não tinha trocos suficientes para aquilo.
Hoje quis levar a carteira com ele na mochila e, depois de sairmos da escola, pediu-me para passarmos na papelaria para comprar o brinquedo com o seu dinheiro. Disse-lhe que podíamos lá passar, mas que íamos apenas ver quanto custava e depois decidíamos.
Entrou na loja. Olhou, virou os olhos para um lado e para o outro e lá achou o que queria. Afinal eram umas bolsinhas minúsculas com uma qualquer porcaria lá dentro. Tirou uma bolsinha e a senhora disse-me que custava 1,5€. A seguir tirou outra, e eu perguntei para que queria 2. Ele disse que queria já ter mais, para poder brincar com os amigos. Eu pedi-lhe para fazer a conta a 1,5€ + 1,5€ e para ver se queria gastar aquele dinheiro. Fez a conta, disse-me que eram 3€ e tirou da carteira minuciosamente as moedas certas para o pagamento. Ainda desabafou um "Afinal até é barato" e veio embora felicíssimo.
Acho que ainda é muito cedo para que ele ande a gastar o dinheiro dele. Mas hoje fiz-lhe a vontade. Espero que não se sigam por enquanto muitos episódios destes, que não saberei muito bem como lidar com eles. Mas por hoje está feito. Ele todo contente a dizer-me: "Vês, assim não tiveste de gastar o teu dinheiro", e feliz da vida que já vai poder jogar com os amigos.
Eu estou assim duvidosa, a pensar se não terei feito porcaria em tê-lo deixado comprar isto. E que crescido que o meu menino já está!!!

Cafés Delta

Bem sei (e bem quero) que usemos tudo o que é português em detrimento do estrangeiro. Porque temos de importar menos e exportar mais. Porque temos de usar e consumir produto português com orgulho.
Mas eu tenho um problema no que a café diz respeito. É que não consigo gostar do café delta. Não costumo ser muito esquisita com café, mas este delta nunca me soube bem. Já experimentei lotes e mais lotes, desde o mais barato ao mais caro e nunca me sabe bem. Acho que se o provasse de olhos fechados, saberia que estava a beber delta.
E tenho pena. Tenho pena de não gostar tanto deste como dos demais, e não me sinto uma boa portuguesa com o facto.
Mas que fazer? Que me perdoe o nosso querido Nabeiro, e dizer-lhe que mesmo não gostando muito, vou continuar a consumi-lo de quando em vez. :(


Ela vem aí...ela está a chegar

Ela é..... Angela Merkl.
A mulher que vai colocar aviões no ar, polícias na rua, colégios fechados por causa de estradas cortadas, a obrigar a uma reorganização da vida pública portuguesa, tudo por causa dela. Toda uma panóplia de segurança com custos gigantes para Portugal.
Sendo assim, porque vem ela cá durante apenas meio dia, fazer-nos gastar tanto dinheiro?
Não percebo!

O anjo branco

E pronto, já está lida a minha última bíblia de cabeceira do José Rodrigues dos Santos


E mais uma vez, um romance histórico e político de referência, uma linda aventura que teve como inspiração o seu Pai, médico em Moçambique nos tempos de guerra.
Adorei Zézinho! E faço uma grande vénia ao estudo, à pesquisa e à preparação que um romance destes tem de ter para que os factos entrem com coerência no seio do enredo.
E fiquei neste momento sem qualquer livro para ler. Já está tudo despachado. Aceito novas sugestões de leitura.

Obrigada

domingo, 11 de novembro de 2012

Hoje foi dia de....

São Martinho pois claro!
Mas não era sobre isso que ía escrever. É que para além de ter sido dia de São Martinho foi dia de fazer uma razia a muita tralha cá em casa. Já tinha pedido aos meus filhos para fazerem uma escolha aos brinquedos que já não queriam. Ainda consegui encher um saco, mas ficou aquém das minhas espetativas. Esperava limpar mais, mas....enfim, fica para a próxima arrumação.
Sendo assim, foram os seus quartos, foi a tralha da sala, tanta coisa para o lixo, tanto brinquedo perdido nas caixas de arrumação e que não via há séculos. Com a preguiça que eles têm em ir ao fundo das caixas de brinquedos, ficaram maravilhados a brincar com o que não viam há meses (e se calhar daí a dificuldade em verem-se livres deles.....).
Bom, mas dado que não tinha espaço para arrumação e havia muita coisa no chão, consegui pelo menos deixar de ter coisas no chão. Não ganhei muito em arrumação, mas grão a grão....

sábado, 10 de novembro de 2012

Almôndegas com ovos de codorniz em tomatada

Em 2004 estive em Marrocos e adorei. Não,...reformulo, AMEI. E uma das comidas que havia por lá eram umas almôndegas com ovos que foram, para mim, o delírio. Não sei porquê, mas hoje lembrei-me delas e fui à procura de receita na NET, onde acabei por descobri-la em: http://comidademarrocos.info
Não a fiz tal e qual como aqui estava, pois adaptei a receita aos meus ingredientes, e ficou tããããão boa! Os miúdos deliraram e o meu filho pediu para repetir 3 vezes. Ainda dá um bocadinho de trabalho, mas é daqueles pratos que vou certamente repetir quando tiver visitas.
Aqui fica o registo:


















Ingredientes (Para 4 pessoas):

400g de carne de vaca picada (de boa qualidade e magra)
400g de polpa de tomate
2 cebolas
2 dentes de alho
alho em pó q.b
sal q.b
pimenta moída q.b
canela q.b
noz moscada q.b
30 a 50g de gengibre ralado
cominhos em pó q.b
cebolinho q.b
orégãos q.b
farinha de trigo para panar
1 ovo
8 ovinhos de codorniz
2 c. sopa de azeite q.b
1 fiozinho de vinho branco

Comece por colocar a carne picada numa tijela e tempere com o alho em pó, o sal, a canela, o gengibre ralado, os cominhos e a noz moscada. Misture bem e junte 1 cebola muito bem picadinha. Junte o ovo, envolva tudo muito bem e reserve.
Num tacho à parte, vamos fazer o molho de tomatada. Coloque a cebola picada, os dentes de alho e o azeite e deixe refogar. Junte a polpa de tomate e tempere com o cebolinho picado e os orégãos. Deixe em lume brando alguns minutos e junte o vinho branco só para dar mais quantidade ou caso o molho esteja muito grosso. Reserve.
Comece por fazer agora as almôndegas, moldando bolinhas de carne e passando-as pela farinha de trigo. Leve a fritar em óleo bem quente e escorra-as depois em papel absorvente.
Coloque o molho de tomatada num pirex que vá ao forno, e disponha as almôndegas por cima. Parta agora os ovinhos de codorniz, um a um (Pode abri-los previamente para um prato raso para evitar estragos), com atenção que a casca destes ovos é muito delicada e é necessário rasgar a película de dentro com cuidado para que a gema do ovinho não se desfaça. Deite os ovinhos no molho de tomate, nos intervalos onde não há almôndegas, conforme a foto.
Leve a forno pré-aquecido a 200º até que a clara dos ovos fique branca. Não deixe cozinhar de mais para que ainda consiga ter o molho das gemas.
Sirva com massa ou arroz e tenha um excelente apetite! É que eu tive ;)


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Emigration #1

Dada a quantidade de gente à minha volta que tem emigrado nos últimos tempos - e que eu aqui tenho referido - vou criar aqui uma nova rubrica para nossa estatística. Como já foram muitos e não me lembro já de todos, vou basear-me nos últimos 2 que me lembro e nos 2 novos que soube esta semana.

Ora então, há cerca de 2 ou 3 semanas postei aqui que havia um elemento próximo de mim que ía para Inglaterra. Outro houve entretanto que vai para a Bélgica.
Hoje soube de mais 2 que nos vão abandonar, em que um vai para Inglaterra e outro para França.

Sendo assim, temos o seguinte resumo:

- Bélgica: 1
- França: 1
- Inglaterra: 2

E até ao próximo report :)

Isabel Jonet, estou contigo

Não vi em direto a entrevista a Isabel Jonet. Mas depois de tanto post sobre o assunto, de tanto comentário via facebook, fui ver.
Pois devo dizer que não consigo perceber tanta agressividade perante o que a senhora disse. Ela tem toda a razão. Os exemplos que deu são claramente o espelho desta sociedade de consumo verdadeiramente exagerado, onde se afogam as crianças de brinquedos e bolycaos, festas de aniversário megalómanas porque há que competir com os outros Pais e, vai-se a ver, têm a prestação do carro em atraso, comem Nestum ao jantar e enviam enlatados para os filhos comerem no refeitório do colégio porque já não têm dinheiro para manterem a mensalidade da alimentação. E isto é real! Eu não estou a inventar! Na minha própria família já vi darem uma festa infantil de uns 300€ mais um bolo de mais de 50€ para depois chegarem a dia 20 do mês e andarem aflitos à espera do próximo ordenado. É esta a forma de estar que construímos, que é viver para a sociedade em vez de vivermos para nós, bem e descansados.
Não sou minimamente a favor do empobrecimento, como é óbvio, e quero continuar a ter algum conforto como todos querem. Mas sejamos realistas. Existe muita gente que anda a preparar os filhos para que eles não consigam viver sem tudo! E depois queixam-se de que aos 30 anos ainda estão em casa....pois claro! Sempre tiveram mesada, carro e dinheiro para os concertos rock. Agora o País está mal, por isso há que esperar que melhore.
Desculpem o desabafo, mas eu às vezes vejo e ouço coisas que me preocupam tanto, mas tanto, que fico quase verde. Eu não educo os meus filhos na abundância, e é uma luta constante porque se estão constantemente a comparar com os amigos. Porque não têm nintendo, nem festas de anos organizadas, nem comem bolachas de chocolate ou bolycaos a todos os lanches. Não porque eu não tenha podido até aqui, mas porque não acho correto. E vou continuar a lutar para que continuem a perceber o valor das coisas. É simples: A educação é pautada por várias frentes. Há educação moral, financeira, alimentar, ambiental, tudo! Há uma obrigação dos Pais em educá-los em todas as vertentes. E não é a dar tudo que estamos a formar bons cidadãos.
E pronto. Aqui fica o desabafo (longo)!

Testemunhas de Jeová

No outro dia dizia-me uma amiga que, ao ter tido uma conversa com um colega Jeová, este lhe falou discretamente que o mundo iria acabar brevemente e que as testemunhas de Jeová estavam preparadas para tal acontecimento apoteótico.
Eu ri-me. Ri-me porque me lembrei do meu primeiro ano de catequese, na altura com os meus tenros 8 aninhos, em que a minha catequista (que era muito engraçada por sinal) me falava que os Jeovás lhe diziam que o mundo estava a acabar, e que quem era testemunha de Jeová seria chamada para um monte para ver a destruição massiva do mundo terreno, enquanto a sua salvação como fiéis seguidores da religião certa estaria garantida. Por isso, e tendo eu agora 37 anos (o que me custa dizer/escrever isto, senhores), há 29 anos que ouço essa conversa.
Não tenho nada contra as testemunhas de Jeová, até porque conheço algumas pessoas (inclusive da minha família mais afastada, que o são), mas digam-me lá como é que se há-de dar crédito ao que dizem, quando a conversa (para além de muitas outras que até levanta cabelos) é a mesma há anos e anos?
Seriously...
Para vocês testemunhas de Jeová! Mas será que acreditam mesmo nisso?

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Neurónios em Ação

Tenho os miolos a ferver. E desta vez não é de nervos. É de ideias. Estou com ideias, preciso de mais ideias, preciso de as limar, preciso de as alinhavar com os pontos certos. Não é disto que Portugal precisa? De inovar, de vencer, de convencer, e de vender?
Pois hoje deu-me para aqui. Estou farta das chatices que tenho diariamente na minha profissão. E hoje, depois de uma colega minha que tem as mesmas dores que eu, ter desabafado que hoje as chatices dela tinham sido a gota de água, foi o mote.
Temos de por a cabeça a funcionar. Quero Ideias. Ideias e Negócios !
Hum!

Angry Birds

Uma dependência.

Esta coisa minúscula de borracha que anda a saltitar lá por casa, e que é o verdadeiro vício para as nossas mãozinhas. Ou pelo menos para a minha, é.
Então para uma stressada como eu, é o objeto ideal. As bolas e objetos anti-stress normais que abundam por todo o lado exigem demasiada força para umas mãos pequenas e delicadas como as minhas. Isto é mesmo perfeito!
Já experimentaram?

Meu rico banhinho

Sempre fui mocinha para tomar banho com água bem quente. Seja verão ou inverno a água do meu banho tem de ser quente. E no inverno, nestes dias frios que se fazem sentir, a minha água quase me ferve no corpo. Na brincadeira até digo que tomo banho com água de tirar a pele às galinhas. Eu sei que não é muito saudável para o corpo, mas é o que me sabe bem e eu sou uma menina friorenta. E tanto me sabe bem, que a dificuldade em sair do banho nestes dias é tanta, mas tanta, que até dói. Sentir aquele calor a aquecer-me, a moleza a tomar conta de mim e ter de sair da banheira para apanhar frio.
Ah, meu rico banhinho!!!


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Espetadas de Lombinho de porco com abacaxi

Um destino muito saboroso para um lombinho de porco que até se desfazia na boca.

















Ingredientes (Para 2 pessoas):

1 lombinho de porco
2 a 3 rodelas de abacaxi
rodelas de chouriço de carne
salsa picada q.b
1 fio de azeite
alho moído q.b
sal q.b

Corte o lombinho de porco aos cubos e tempere-os com o azeite, o alho picado e a salsa. Reserve.
Corte o abacaxi igualmente aos cubos e o chouriço às rodelas.
Disponha alternadamente, a carne de porco, o chouriço e o abacaxi nos espetos de madeira. Quando a grelha estiver bem quente, coloque as espetadas a grelhar e polvilhe-as com uma pitada de sal tentando que apanhe somente a carne de porco.
Deixe grelhar bem e sirva acompanhado de arroz basmati.
Souberam-me tão bem :)

Bom apetite!

Acidentes + Chuva intensa + Futebol

= Trânsito Infernal.

Ainda me estou a rir com o comentário na rádio que dava indicação de acidente com várias viaturas na 2ª circular, e que, com a curiosidade, o trânsito também estava muito intenso na fila de sentido contrário.
Ah, tuga do caraças, pá!

Mas em contrapartida

Acabei de comer uma fatia de bolo de chocolate super húmido e delicioso para me ajudar a aguentar.
É a compensação.

Um esforço colossal para aguentar

Ultimamente tenho estado envolvida num projeto profissional que, a cada reunião que tenho, dá-me vontade de chorar. Pela falta de profissionalismo, pela desorientação, pela desorganização, pelos atropelos, por tudo.
Faço um esforço para ter um papel ativo e ajudar minimamente naquilo que me está ao alcance. Mas é difícil. Muito...

E Obama Ganhou!

Que bem! E que aliviada fico por não ter subido ao poder um homem que não sabe qual a razão das janelas dos aviões não abrirem.
Ufa! :)


Boa Barack! Tens um nome estranho mas vou com a tua cara desde o início. És um gajo porreiro, pá!
Onde é que eu já ouvi isto? Glup....

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Futre

Já há algum tempo que andava para postar aqui algo sobre o Futre. E porquê, perguntam vocês? Porque de cada vez que o vejo na TV, lembro-me do que o tornou célebre de um momento para o outro.
O momento em que se fez ou de parvo ou de burro ou de ignorante ou de palhaço...não sei bem. Sei que se fez de algo muito pouco ortodoxo e que resultou no povo português. E como em Portugal a incompetência tem sempre lugar garantido, o Futre agora é uma estrela.
Vocês desculpem-me que eu hoje não estou com grande humor. Mas estas coisas deixam-me doente. E é disto que a malta gosta. Porque, já diziam os nossos avós, é com papas e bolos que se enganam os tolos.
Viva o Futre!!!
Irra!!!!

O Desânimo

Hoje estou desanimada. Desmotivada. Sem Esperança.
É isto que acontece quando andamos esperançadas em alguma coisa com o foco na mudança para melhor, numa expectativa permanente de que as coisas, ao mudarem, serão para tornar a nossa vida mais feliz.
O pior, é quando chegamos à altura em que o segredo se desmistifica e as nossas expectativas caem completamente por terra. A esperança some-se por completo no momento frugal em que nos comunicam as alterações que tanto esperávamos e que seriam, certamente, para melhor. Mas não. Do meu ponto de vista, estou num túnel com uma saída muito pequenina, e não sei se caibo no buraco que permite alcançar o lado  vitorioso.  Não sei se a solução que encontraram para o meu caminho tem uma saída viável e pior, sempre que há a perspectiva de alterações ao caminho, ainda vejo menos luz ao fundo do túnel.
Se calhar enfiaram-me num beco sem que eu soubesse, e eu, parva, aceitei.
Estou muito desanimada. E não sei se vou conseguir descobrir a minha saída com lucidez suficiente.

Chico espertismo

Há pessoas que, mesmo estando como alunos numa formação, acham que têm de mostrar que sabem mais que o formador... não há paciência...

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Do nada....

O meu filho virou-se para mim hoje, e disse-me que já sabia o queria ser quando crescesse (tenho cá para mim que esta é uma preocupação que o anda a assolar demasiadas vezes, que o pituxo farta-se de pensar no assunto)
Eu: E então o que vais ser filho?
Ele: Quero ser polícia!

Ora aí está! Já cá faltava! Que atire a primeira pedra o homem que quando era miúdo de 6/7 anos não queria ser polícia.

Quando ele perceber o que realmente fazem, o funcionamento da justiça, e o quanto recebem no final do mês, muda rapidamente de ideias. Por enquanto, nada lhe digo. E deixo-o sonhar. Tal como eu sonhei um dia ser professora, enfermeira, atleta, atriz e mais sei lá o quê. Somos o que queremos em sonhos, e isso também é muito importante :)

O consumo, O Gaspar, Enfim... Os tugas

Este fim de semana passei de raspão por um hipermercado que tinha filas e filas de pessoal a embrulhar prendas. A minha primeira observação foi de estupefação perante tamanho cenário de consumismo assoberbado face à crise patente, e depois lembrei-me da famosa promoção dos 50% de desconto em brinquedos no fim de semana.
Pelo Amor da Santa!
Nem com crise, nem com falta de subsídio de Natal, nem com a miséria à porta, o pessoal se acanha na compra de brinquedos? É assim que o Gaspar não tem vergonha em vir pedir mais, pois claro!
Posso estar a ser injusta e exagerada, mas acho que as criancinhas deviam ser das primeiras a perceber que o dinheirinho agora já não dá para tudo, e que as prendas terão de ser muito mais racionadas. Eu cá, aviso constantemente os meus filhos de que Portugal está sem dinheiro, que os Pais têm cada vez menos dinheiro, e que tudo o que comprarmos tem de ser muito bem pensado, caso não se trate de extrema importância. Este Natal em vez de prendas, vou comprar lembranças. Mais: Caso não saiba o que comprar, não vou arriscar a dar porcarias para guardarem no armário ou só para parecer bem. Vou comprar consumíveis (leia-se comida, produtos de higiene, etc) que se hão-de gastar algures no tempo e não se estragam. O dinheiro dos brinquedos vai descer drasticamente e acho uma oportunidade única (esta da crise), a de se acabar com o consumismo absurdo que se vive na época Natalícia. É que até dá dó ver os miúdos afogados em brinquedos em barda, para depois irem encher a pilha de tralha lá de casa que fica esquecida e arrumada a um canto.
Detesto esta época de consumo. Detesto!

Olhem esta....

"A jornalista Manuela Moura Guedes justificou a desistência da queixa por difamação contra José Sócrates, dizendo que o tempo e os acontecimentos já se encarregaram de dar razão às notícias da TVI sobre o então primeiro-ministro."

in Jornal de Negócios.

Esta atitude não parece à Manuela Moura Guedes. E, cá para mim, a queixa foi retirada porque a crise é para todos e não há dinheiro para pagar a advogados de elite, como é o caso.
Mas sim Manelinha, tens alguma razão quando dizes que o tempo já se encarregou de mostrar quem era o verdadeiro José Sócrates.
Mas tiraste-me o gozo de o ver (ainda) mais difamado!


domingo, 4 de novembro de 2012

Folhado de Peixe e Camarão envolto em molho cremoso

Mais uma receitinha diferente para comer peixinho. Apetecia-me peixe, mas apetecia-me comê-lo de forma diferente. Tinha uma embalagem de massa folhada no congelador e apeteceu-me fazer um folhado. Ficou muito bom, e achei o recheio ideal para empadinhas. Fica para a próxima.


Ingredientes (Para 4 pessoas):

2 placas de massa folhada
400g de filetes de pescada cozida
10 camarões calibre 40/60
1/2 alho francês
100g de cogumelos
farinha q.b
azeite q.b
sal q.b
pimenta q.b
1 gema de ovo

Comece por cozer os camarões em água temperada com sal. Assim que a água ferver, deite os camarões e deixe-os cozer apenas 2 minutos. Retire-os da água e deixe-os arrefecer reservando a água da sua cozedura.
Quando os camarões tiverem arrefecido descasque-os e deite as cabeças e as cascas novamente na água da sua cozedura e deixe-a ferver novamente. Pode, inclusivé, com um esmagador de legumes, tentar esmagar um pouco as cascas e as cabeças enquanto estão a ferver para libertar mais o aroma do camarão.
Numa frigideira larga, coloque o alho francês bem picadinho e regue com uma boa dose de azeite, de forma a cobrir bem o alho francês. Deixe refogar e junte os cogumelos bem partidinhos aos bocadinhos. Junte depois um pouco de farinha para ensopar o líquido e mexa bem como se fosse fazer molho béchamel. Deite agora o caldo da cozedura dos camarões e respetivas cascas, coadas, até que o molho fique cremoso. Deve ir deitando aos poucos e mexendo para que fique com a cremosidade certa. Tempere com sal e pimenta q.b e junte a pescada esfarelada. Envolva tudo muito bem e por fim, junte os camarões partidos aos bocadinhos. Retire do lume.
Com o rolo da massa espalme uma das placas de massa folhada e forre um pirex para ir ao forno. Coloque a mistura de peixe e camarão por cima, e tape com a outra placa de massa folhada. Pincele com a gema de ovo e leve a forno pré-aquecido cerca de 15 minutos a 200º.
Sirva com uma salada mista e...
Bom Apetite!

....

Chegámos àquela época nojenta do ano em que a roupa lavada, quanto mais tempo fica no cordão a tentar secar, mais húmida fica!
Ah paciência!

sábado, 3 de novembro de 2012

A minha última aquisição

E a primeira, desta estação Outono/Inverno.

Estes botins que comprei numa ida rápida à Seaside, em vésperas de fazer uma apresentação importante e que convinha ir com roupinha e calçado decentes.
Custaram-me 37,5€.
Acho-os lindos e são a minha cara. E acho que fiz uma excelente aquisição.
Ó p'ra mim toda contente :)


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Preciso

De comprar um serviço de mesa completo com pratos de peixe, carne, sobremesa, travessas, etc, etc. Este serviço deve ser "chique" ao estilo Vista Alegre ou Spal, mas gostava que não fosse um preço tão pornográfico. Já fui à Pollux dos Olivais e fiquei assim um bocadinho a modos que assustada. Alguém me dá ideias melhores?

Muito Agradecida!

Bons salários por um canudo

Como já aqui tenho referido, há muita gente à minha volta que ultimamente tem optado por abandonar Portugal. São cada vez mais, e acho que fazem muito bem, pois um bom futuro aqui por terras lusas é algo que já só deverá acontecer em sonhos.
E depois, à medida que se vão embora, vou sabendo por uns e por outros quanto é que foram ganhar. E o choque é tão grande que acabo sempre deprimida. Seriously.... É que a diferença para mais, é tão, mas tão grande, que não tenho hipótese senão ficar a pensar no tema.
É inevitável. O abismo que nos separa dos restantes países europeus é demasiado grande para que o consigamos tapar.
E neste momento só me apetece soltar uma lagrimazinha. Bem sei que o dinheiro não é tudo! Mas ajuda taaaaannnnto!

AHAHAHAHAH

Desculpem os Srs. do blog "apodrecetuga", mas roubei a foto para me rir um bocado :)


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mais um Output do Feriado



Marmelada e Geleia feitas com os marmelos caseiros que nos trouxeram. Não me perguntem é a receita, que foi o meu homem que fez e aquilo vai tudo a olho e a gosto. Ainda não as provei, mas do bom aspeto já não se livram.
As minhas torradinhas amanhã de manhã já vão ter novos sabores :)

Constatação do dia...

Um feriado a meio da semana sabe tãããão bemmmmmmmm.......