domingo, 23 de dezembro de 2012

Risoto de Bacalhau com Azeitonas e Tomate

Quando era miúda, o arroz de bacalhau era um prato muito típico lá por casa. Não que se comesse todas as semanas, mas uma vez por mês seria talvez uma periodicidade adequada. Não era fantástico, mas também não era mau e, apesar de nunca ter sido grande boca em miúda, lá o comia sem grande sacrifício. Esse prato, não sei porquê, caiu em desuso. Já não vejo ninguém comer arroz de bacalhau em casa, nem o vejo como ementa de nenhum restaurante. Será "demodé"? Seja qual for a razão, hoje fiz um prato muito semelhante com os restos de bacalhau seco que por aqui andavam. A diferença foi no tipo de arroz pois usei o de risoto. A receita descobri-a às voltas pelas NET, e lá saiu a minha versão:



Ingredientes (Para 3 pessoas):

arroz arbório para 3
bacalhau desfiado e demolhado q.b
12 azeitonas pretas descaroçadas
1 tomate descascado e em cubos
azeite q.b
1 copo de vinho branco
1/2 caldo de peixe
1/2 cebola
1 dente de alho
1 c. chá de margarina
1 c. sopa de queijo parmesão

Comece por colocar a cebola e o alho picados num tacho regado com azeite. Leve a refogar e junte o arroz. Mexa-o bem, envolvendo-o no refogado. À parte coloque o caldo de peixe num fervedor com água a ferver e reserve. Junte o vinho branco ao arroz e vá mexendo sempre até que o líquido seja totalmente absorvido. Vá juntando o caldo de peixe aos poucos, mexendo sempre até que todo o líquido seja absorvido. No fundo, estas são as etapas normais para elaboração de um risoto. Quando o arroz estiver já na cozedura final, junte o bacalhau e envolva bem. Deixe cozer uns 2 minutos e junte o tomate em cubos e as azeitonas fatiadas.
Envolva tudo muito bem, e junte mais caldo se o arroz ainda não estiver totalmente cozinhado. No final, junte a margarina, envolvendo lentamente e o queijo parmesão para finalizar. Sirva de imediato.

Ficou ótimo!

Bom apetite!


Nenhum comentário: